TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA E A SUA IMPORTÂNCIA

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.222 Palavras (21 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 21

ÁGUA E A SUA IMPORTÂNCIA

João Lemos 30803

Marcelo Fagundes Erasmus Pronto

Pedro Miguel Pronto

VitorIntrodução

Disciplina: Observação e representação do meio local

Professora: Emília Nogueiro

Indice

Introdução        3

Composição da atmosfera        4

Gestão da água no mundo        12

Gestão da água no Brasil        14

Caracterização de um problema referente à agua        15

Gestão mais sustentável da água urgente        17

Importância de planear a utilização dos recursos hídricos        21

Conclusão        24

Referências bibliográficas        25

Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre varios temas da água assim como a sua importância a sua distribuição, as principais bacia, a rede hidrigráfica de Portugal assim como a poluição e a gestão da água.

Composição da atmosfera

A atmosfera terrestre é constituída por um conjunto de gases em suspensão, distribuídos em diferentes percentagens pelas diferentes camadas atmosféricas, de acordo com o gráfico seguinte:[pic 1]

Camadas da Atmosfera

A Atmosfera é uma fina camada composta por gases, principalmente nitrogénio e oxigénio. É essencial para a vida no planeta, sendo dividida por várias camadas com características distintas.

[pic 2]

  • Exosfera

É a camada mais afastada da superfície terrestre, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogénio, Nessa camada não existe gravidade e as partículas soltam-se facilmente no vácuo do espaço. É nesta camada que os objectos espaciais orbitam a terra, tal como satélites, sondas, telescópios, entre outros;

  • Termosfera

É a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500kms de altura, o ar é escasso nesta camada, devido a este factor o calor é absorvido muito facilmente podendo chegar a 1000ºc de temperatura, tornando-se assim a camada mais quente da atmosfera;

Mesosfera

Com alturas de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas muito baixas que podem atingir os -100ºc de temperatura. A sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda a sua extinção, uma vez que a parte em contacto com a estratosfera é um pouco mais quente devido há troca de calor entre as duas camadas;

Estratosfera

É a segunda camada mais próxima da terra, podendo chegar até 50 km de altura. É nesta camada que se encontra a camada do ozono, tal como o nome indica trata-se de uma camada constituída de gás ozono, este gás e produzido através da acção da luz solar sobre o oxigénio e o azoto. O ozono e responsável pela absorção de grande parte da radiação ultra violeta deixando apenas passar a quantidade necessária não prejudicial;

Troposfera

É a camada mais próxima da crosta terrestre. Nesta camada podemos encontrar o ar usado na respiração de animais e plantas, é composta basicamente pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera em quantidades variáveis, 78% de nitrogénio e 21% de oxigénio, além de outros gases em pequenas proporções).Trata-se da camada mais importante da Atmosfera, pois é nela que é permitida a existência da vida no planeta em função das suas características, é também aqui que ocorrem todos os fenómenos meteorológicos.

Meteorologia

É a ciência responsável pelo estudo do estado do tempo e do clima. Nesta área são utilizados uma vasta gama de equipamentos, tais como:

  • Satélites artificiais;[pic 3]

  • Pluviómetro;[pic 4]

  • Anemómetro;[pic 5]
  • Barómetro.[pic 6]

Fenómenos meteorológicos

Trata-se do conjunto dos eventos visíveis que ocorrem na atmosfera devido as diferentes combinações de temperatura, humidade e pressão atmosférica, os mais conhecidos são: Precipitação, vento, neve, geada, nevoeiro, granizo e trovoada.

Estado do tempo

Refere-se as condições da Atmosfera num determinado lugar e num dado momento. Ele muda constantemente.

[pic 7]

Estado do Clima

É o conjunto de variações do estado do tempo que ocorrem num determinado lugar num período de 30 anos para verificar a regularidade das combinações dos elementos do clima, o período em estudo pode variar de acordo com os dados obtidos. Para realizar esse estudo observam-se as médias térmicas e pluviométricas entre outros dados meteorológicos.

[pic 8]

Elementos do clima

O clima de um determinado lugar da terra é influenciado pelos seguintes elementos:Temperatura, varia com a radiação solar, a altitude e a latitude.

Pressão atmosférica, é o peso ou pressão que a atmosfera exerce sobre tudo o que existe na superfície terrestre em combinação com a temperatura que quando elevada expande os gases diminuindo a pressão.

Humidade do ar, trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera.

Precipitação: factor condicionante das disponibilidades hídricas

Recursos hídricos disponíveis:

Águas superficiais: rios, lagos, lagoas e albufeiras.

Águas subterrâneas: (até 800 metros de profundidade) nascentes naturais e lençóis de água que retêm a água da infiltração.

Disponibilidades hídricas: quantidade de água disponível – dependem do volume de precipitação e da sua distribuição ao longo do ano.

Em Portugal, a distribuição espacial de precipitação também apresenta contrastes:

Norte litoral e áreas montanhosas: chega a atingir mais de 3000 milímetros;

Sul do Tejo: valores inferiores a 800 milímetros, que decrescem para o Interior e para o Sul;

Regiões Autónomas: (devido à situação geográfica e ao relevo) também apresentam desigualdades.

Dificultam a gestão dos recursos hídricos, tanto mais que as maiores necessidades de consumo se verificam na época de menor disponibilidade hídrica: o verão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (408.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com