TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anfótero e Anfipático

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  3.024 Visualizações

Página 1 de 5

1- Definir anfótero e anfipático.

Uma molécula ou íon capaz de reagir como uma base ou como um ácido denomina-se anfótera.

Moléculas anfipáticas, ou anfifílicas, são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (apolar). Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.

2- Represente a estrutura de dois aminoácidos quaisquer e então faça a ligação entre os dois aminoácidos de forma a produzir um dipeptídeo. Indique na estrutura do dipeptídeo: a ligação peptídica, a extremidade N- e C-terminal e aponte as cadeias laterais dos aminoácidos, indicando se são polar ou apolar e o(s) tipo(s) de interação intermolecular que poderiam participar.

3- Considerando os valores de pKa para a alanina (R= CH3), pK1= 2,34 e pK2= 9,69. a) Represente a forma iônica predominante da alanina em pH 9,69. b) Calcule o ponto isoelétrico (pI) da alanina. O que é o pI? c) Em que faixas de pH a alanina pode atuar como tampão?

4- Explique por que a estrutura tridimensional nativa das proteínas pode ser destruída por tratamentos que rompem as interações fracas.

Pois apesar de serem ligações mais fracas que as covalentes, ao serem apresentadas em grande número elas conferem muita estabilidade para a conformação proteica (Ex: ligações dissulfeto, interações fracas - ligações de H, interações hidrofóbicas e iônicas).

5- Por que nem todas as proteínas apresentam estrutura quaternária?

A conformação espacial da estrutura quaternária se dá pela interação entre diferentes cadeias polipeptídicas de uma proteína e apenas proteínas feitas de duas ou mais cadeias polipeptídicas que apresentam estrutura quaternária (ex: hemoglobina - quatro cadeias).

6- Por que a estabilidade da -hélice depende da sequência de aminoácidos?

Pontes de hidrogênio são estabelecidas unicamente entre os grupamentos das unidades peptídica (entre uma unidade peptídica e a quarta unidade peptídica subsequente) que conferem a estabilidade da alfa-hélice. Não participam das pontes de hidrogênio as cadeias laterais dos aminoácidos, que estão projetadas para fora da hélice. Desta forma até certo ponto a estabilidade da alfa-hélice independe do tipo de cadeia lateral e muitas sequências diferentes de aminoácidos podem adotar esta configuração.

7- Por que todas as cadeias laterais de aminoácidos polares carregados além de interagir por interações iônicas podem formar pontes de hidrogênio (ligações de hidrogênio)?

Pois as ligações de hidrogênio podem ser estabelecidas entre R de aminoácidos polares com ou sem carga. Ex: Glutamina que apresenta grupo carbonila ligando-se à serina que apresenta grupo hidroxila.

8- Explique por que as cadeias laterais dos aminoácidos que contêm apenas C e H são apolares?

Pois as nuvens eletrônicas existentes estão uniformemente distribuídas. Em outras palavras, não há diferença de dipolo.

9- Explique por que as cadeias laterais dos aminoácidos que além de C e H, contêm N ou O são polares?

Pois as cargas das nuvens eletrônicas não estão uniformemente distribuídas, estão concentradas mais próximas dos elementos mais eletronegativos (como o O e o N) e possuindo diferença de dipolo uma polaridade é gerada.

10- Por que as cadeias laterais dos aminoácidos que contêm apenas C e H não formam pontes de hidrogênio (ligações de hidrogênio)?

Pois a ligação de hidrogênio só pode ser formada se o átomo de hidrogênio estiver entre dois átomos pequenos, altamente eletronegativos, com um par de elétrons isolados (N, O ou F).

11- Embora a amilose e a celulose consistam de cadeias lineares de glucose ligadas (14) estas apresentam propriedades diferentes. Que características estruturais diferenciam as duas moléculas que poderiam afetar as suas propriedades?

Ambas moléculas são igualmente compostas, porém a diferença se dá pelo tipo de ligação entre as cadeias lineares. Na celulose a ligação é a “beta”1-4 amilose e a ligação é a ”alfa”1-4.

12- Demonstre como a ligação de duas unidades de -D-glucose pode levar a formação de mais de um tipo de produto. Mostre se o mesmo é verdadeiro para a ligação de duas unidades de Lalanina.

13- Defina estruturas primária, secundária, terciária e quaternária das proteínas usando as seguintes palavras chave: espacial, arranjos locais, subunidades, sequência. Em cada definição uma das palavras chaves deve ser incluída.

Estrutura primária: sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas e inclui quaisquer pontes dissulfeto, determinam a estrutura tridimensional (dobramento)

Estrutura secundária: qualquer segmento de uma cadeia polipeptídica e descreve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com