TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura normal do glicogênio hepático

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1][pic 2][pic 3]


ELIANA BORGES

MARCELA MARIA

CASO CLINICO

Trabalho de Bioquímica II apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Bioquímica II do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari.

Professora: Mirian

ARAGUARI - MG

2015

[pic 4]

 

ELIANA BORGES
MARCELA MARIA




CASO CLINICO


ARAGUARI-MG
2015

[pic 5]

  1. Qual a estrutura normal do glicogênio hepático?


É uma molécula ramificada, constituída por unidades de glicose em ligação glicosídica
α-1-4, com         ramificação         onde         a         ligação         é         α-1-6.

[pic 6]


         
Referêcia:
http://www2.iq.usp.br/docente/nadja/Metabolismo_glicogenio.pdf

2- Que modificações nesta estrutura acompanhariam uma deficiência na enzima ramificadora (Doença de Andersen)?


A deficiência da enzima ramificadora, tem origem em uma anomalia genética, ou seja, é causada por um gene autossômico recessivo e é considerada como uma moléstia rara, esse gene afeta a produção da enzima amilo
(α-1,4 α--1,6)trans-glicosidase, causando uma amilo-pectinose no individuo afetado.         
Neste caso o glicogênio não é ramificado, assim, adquire uma forma muito longa, ou seja, não apresenta as ligações
a -1,6 glicosídicas, que permite a condensação do glicogênio que, dessa forma, torna-se menos eficiente na sua função de armazenar a glicose e, ao ser lisada, a liberar glicoses.         

Referência:








3- Explique as razões para os episódios de hipoglicemia de jejum.


Doença de Von Geirke:
Com a deficiência da glicose-6-fosfatase a glicose-6-fosfato principal produto da glicogenólise e gliconeogenese não pode ser convertida em glicose livre, o que torna impossível a travessia desta pela membrana citoplasmática. Como consequência apenas 8 a 10% da glicose retirada do glicogênio pode ser usada para o controle da glicemia, sendo que essa glicose é proveniente da quebra das ligações α-1,6. Com isso o fígado não é capaz de manter os níveis de glicose no sangue normais, ocorrendo         a hipoglicemia.  
Doença de Cori: Caracterizada pela deficiência da enzima desramificadora. A degradação do         glicogênio ocorre devido a uma hipoglicemia leve.

Presença de atividade residual da enzima; presença da enzima amilo-1,6-glicosidase, a qual é responsável pela liberação de cerca de 8-10% da glicose produzida pelo fígado; presença da a-glicosidase ácida que libera todo o glicogênio degradado pelo lisossomo na forma de glicose.


Referência: http://www.hepcentro.com.br/glicogenoses.htm

http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=584

4- Quais seriam as razões         para:

a) Aumento         dos ácidos graxos livres:


A doença de Von Geirke ocorre devido o fígado não conseguir suprir a necessidade de glicose que o organismo precisa, então ele busca novos caminhos para conseguir esta energia necessária e faz com que os ácidos graxos se quebrem, consequentemente ocorre o aumento da sua concentração na sua forma livre, e assim as células conseguem energia.


Referência:         http://www.mendelics.com.br/hipoglicemia-disturbios-glicose/

b) A cetonemia (aumento        dos corpos cetônicos circulante):

Casos como jejum prolongado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos. Durante o jejum, a gliconeogênese retira a maior parte dos intermediários do ciclo de Krebs, redirecionando o acetil-CoA para a produção de corpos cetônicos.  A insulina está presente em ínfimas quantidades, e os tecidos extra-hepáticos não conseguem captar a glicose da corrente sangüínea de forma eficiente. Para aumentar o nível de glicose no sangue, a gliconeogênese hepática é acelerada, o que também ocorre com a oxidação dos ácidos graxos no fígado e na musculatura, gerando uma produção de corpos cetônicos acima da capacidade de sua oxidação pelos tecidos extra-hepáticos.O aumento nos níveis sangüíneos do acetoacetato e D-β-hidroxibutirato diminuem o pH sangüíneo, resultando em uma acidose, condição que pode provocar o coma, em casos extremos, e até evoluir para a morte.

Referência: Lehninger Princípios da Bioquímica – David L. Nelson, Michel M. Cox. 3         edição,          2002.



c) A acidose         metabólica?

A presença de glicose-6-fosfato em excesso no fígado dispara a glicólise, com o excesso de piruvato produzido o tecido não pode ser suprido de oxigênio suficiente para suportar toda a oxidação aeróbica desse nutriente. Com isso utiliza-se o metabolismo anaeróbico com produção de lactato, levando ao aumento dos níveis de lactato e piruvato no sangue.

Em situações normais o lactato é convertido no fígado em glicose por um ciclo de reações chamado de ciclo de Cori, realizando o processo de gliconeogênese, porém isso não ocorre na glicogenose tipo 1a, aumentando os níveis de lactato cerca de quatro vezes acima dos valores normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com