TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química da Beleza

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

A dermatologista Maria Paula Del Nero destaca que as mulheres, antes de comprarem qualquer produto de beleza (como maquiagem, cremes etc.), devem se atentar às substâncias presentes nele. “Elas devem observar quais são seus ativos para ver se são indicados para o seu tipo pele e se não causam alergias”, diz.

Conforme explica a dermatologista, são, geralmente, os corantes e os conservantes, presentes em alguns produtos de beleza, que podem causar reações alérgicas.

O dermatologista Fernando Freitas destaca que é necessário atentar-se aos componentes da formulação desses produtos também para evitar aumento de oleosidade ou ressecamento extremo da pele.

“A principal ideia é sempre procurar pelo produto mais indicado para cada tipo de pele, para evitar reações indesejáveis”, diz o médico. “De forma geral, os produtos que anunciam benefícios à saúde apresentam substâncias específicas acopladas às suas fórmulas. Além dos pigmentos destinados à maquiagem em si, possuem substâncias direcionadas ao tratamento da pele. Por exemplo, as bases com ácido salicílico para controle da oleosidade e redução da acne; as bases com substâncias que atuam na proteção solar, com ácido hialurônico, vitamina C e derivados do ácido retinóico para reverter os sinais de envelhecimento, além dos batons com proteção solar, hidratantes e componentes rejuvenescedores”, explica o dermatologista.

Porém, enquanto muitos produtos cumprem bem seu papel, outros podem trazer malefícios para a pele e até para a saúde em geral. Alguns estudos têm mostrado que determinadas substâncias presentes nos produtos para a pele podem causar danos que vão além da alergia, ressecamento ou aumento de oleosidade.

Embora os estudos ainda gerem controvérsia, não custa se atentar e evitar certas substâncias que podem causar problemas à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com