TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adrenal Fisiológica

Por:   •  18/8/2017  •  Seminário  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Supra-adrenais: se localizam acima do rim. São duas glândulas, compostas cada por duas partes: cortical e medular.

  1. Medular: os produtos são os hormônios produzidos e estimulados pelo simpático. São catecolaminas. EX: Adrenalina, Noradrenalina e Dopamina.
  2. Cortical: Possui três zonas distintas: Todos os hormônios produzidos pelo córtex são esteróides, ou seja têm um precursor comum, o qual é o colesterol.
  1. Glomerulosa: produz os mineralocorticóides, que atuam no metabolismo dos minerais. Ex: Aldosterona.
  2. Fasciculada: Libera glicocorticóides, dos quais o mais relevante é o cortisol. Este atua no metabolismo da glicose.
  3. Reticular: Produz os androgênios. São hormônios esteróides masculinos como o DHEA e a androstenodiona.

  • ALDOSTERONA: Possui duas formas de regulação da secreção: A regulação tônica, ou seja uma forma basal. E essa não é a principal. O ACTH realiza essa regulação. O sódio também pode fazê-la. E a principal regulação é a primária, que pode ser regulado pelos altos níveis plasmáticos de potássio, ou pela SRAA(sistema renina-angiotensina-aldosterona).[pic 1]

Sistema renina-angiotensina-aldosterona:

Renina: enzima produzida pelo rim na situação de diminuição da perfusão renal (queda do fluxo sanguineo no rim).  A enzima ECA se encontra no endotélio pulmonar. Ao final da liberação de aldosterona, a pressão arterial é elevada. O aumento do LEC é devido a atração da água com o sódio. Os fármacos bloqueiam o receptor de angiotensina II e isso faz com que a pressão seja diminuída.[pic 2]

Ação fisiológica:

Mineralocorticoides:Alta reabsorção renal de Na+, alta secreção renal de K+ e de H+.

Androgênios: Em mulheres ocorre o crescimento de pêlos axilares e pubianos e a libido. Em homens os mesmos efeitos da testesterona.

  • CORTISOL: o controle da secreção do cortisol é feito pelo eixo hipotálamo hipofisiário. O hipotálamo libera CHR, o qual induz a hipófise libera ACTH(produzido através de um pré-pró-hormônio –POMC opoácio,alivio de dor), e essa induz a liberação de cortisol pelo córtex adrenal. (principal forma de regulação). O padrão secretório é pulsátil e diurno, ao entardecer é diminuído. O cortisol é um anti-inflamatório natural.  O cortisol tem ação permissiva, ou seja outros hormônios necessitam da presença dele para agir. O cortisol também expressa os receptores da adrenalina e do glucagon. O cortisol aumenta a resistência do organismo perante o estresse, aumenta o numero de receptores β-adrenérgicos no coração e nos vasos (o que mantém a PA e o volume sanguineo).

[pic 3]

 

Efeitos sobre as respostas inflamatórias: Inibe a síntese e liberação de mediadores inflamatórios (histamina, prostaglandinas e leucotrienos), inibe a liberação de enzimas lisossômicas, baixa vasodilatação (permeabilidade baixa, dificulta a formação de edemas), reduz migração de leucócitos, inibe resposta imune mediada por células, baixa produção de interleucinas (baixa febre).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (221.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com