TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecânica

Projeto de pesquisa: Biomecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

Biomecânica

1 - Cinética

1.1 – Forças aplicadas ao corpo humano

Forças Músculo-esquelética

A força muscular é mensurada através da ação de um grupo muscular, através do TORQUE máximo produzido em uma articulação específica do corpo humano.

OBS: Torque é o produto da força pelo braço de momento de força, ou a distância perpendicular onde à força atua a partir de um eixo de rotação.

Músculos Biarticulares e Poliarticulares

São músculos que durante sua ação, cruzam duas ou mais articulações, atuando de forma e a produzir tensão necessária para a movimentação das articulações.

Insuficiência Ativa e Insuficiência Passiva

Insuficiência Ativa

Ocorre quando os músculos biarticulares ou multiarticulares são incapazes de se encurtar simultaneamente no grau necessário para produzir amplitude plena de movimento em todas as articulações atravessadas.

Insuficiência Passiva

Ocorre quando os músculos biarticulares ou multiarticulares não podem ser estendidos o suficiente para que se consiga amplitude plena de movimento na direção oposta em todas as articulações atravessadas.

Leis de Newton aplicadas para o movimento humano

As leis de movimento ou de Newton são clássicas e descritas como teorias importantes para a fundamentação da análise do movimento humano.

Lei da Inércia

“ Todo corpo persiste no seu estado de repouso ou movimento uniforme até que seja necessário alterar sua direção em função de outras forças ”. Simplificando podemos afirmar que é necessária uma força para se iniciar, alterar a velocidade ou direção de movimento.

Lei da aceleração

“ A aceleração de um corpo é proporcional à magnitude das forças resultantes sobre ele e inversamente proporcionais à massa do corpo ”. Esta lei postula que é necessário uma força maior para mover ou parar o movimento de um corpo quanto maior for a sua massa. A segunda lei de Newton é descrita matematicamente pela seguinte fórmula, F=m.a, onde F é a força aplicada ao movimento, m é a massa do corpo que está em movimento e a definida como aceleração.

Lei da ação e reação

“ Para toda força de ação há uma força de reação igual e na direção contrária ”. Sendo assim, esta lei demonstra que as forças nunca agem de maneira isolada, mas sempre aos pares. As forças são iguais em magnitude, mas opostas em direção.

Composição de forças

Cargas mecânicas agindo sobre o corpo

Força de compressão

Força de pressão ou esmagamento dirigida axialmente através de um corpo.

Força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com