TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia Título da Aula: Introdução ao Microscópio Óptico

Por:   •  7/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 1/Roteiro 1 - Título da Aula: Introdução ao microscópio óptico

Logo após as instruções de segurança em laboratório, iniciamos a aula conhecendo o microscópio óptico que é o mais importante instrumento no estudo da biologia celular. A microscopia óptica, ou de luz, permite que enxerguemos estruturas de observação impossível a olho nu, através da incidência de luz, e de lentes objetivas que promovem um aumento de até 1000x. Vimos a importância da higienização do microscópio antes e depois da sua utilização.

O microscópio é composto por uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes (objetivas, ocular e condensador), pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.

Tivemos a explanação dos três sistemas de lentes mais especifico:

- Lente objetivas que são formadas internamente por várias lentes. As resoluções alcançadas e a maior parte da qualidade da imagem final dependem das lentes objetivas.

- Lentes ocular é uma lupa, as mais simples possuem no seu interior duas lentes e um diafragma, no interior da ocular temos então: lente de campo, diafragma e a ocular propriamente dita.

- Lente condensador que é formado por várias lentes internas, tem por finalidade concentrar a de modo que a objetiva receba um cone cheio de luz, é regulado pelo diafragma de abertura.

A visualização no microscópio se dá da seguinte forma: o condensador é responsável pelo ajuste de luminosidade e pela projeção de um cone de luz em um espelho, passando pela lâmina até que chegue às objetivas. O microscópio óptico possui objetivas de 4, 10, 40 e 100, que proporcionam uma visão panorâmica de aumento aproximado de 40x, 100x, 400x e 1000x, respectivamente, sendo que para a visualização de estruturas com aumento de 1000x é necessária utilização de óleo de imersão para que a lâmina não seja danificada. Nas lentes objetivas a imagem é ajustada pelo seu limiar de resolução, que proporciona uma maior riqueza de detalhes; e logo é projetada às lentes oculares, que farão novamente o aumento da imagem, finalizando o processo de visualização.

Vimos as principais partes de um microscópio óptico e suas funções:

Oculares: Dois sistemas de lentes (em microscópios mais simples há apenas um). As oculares geralmente tem poder de aumento de 10X e é por meio delas que observamos a imagem ampliada.

Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão.

Revólver: Peça giratória que comporta as objetivas. Para trocar de objetiva, sempre manuseie o revólver, nunca force as objetivas.

Objetivas: Geralmente três ou quatro, são lentes de maior poder de ampliação.

Platina: Também chamada de mesa, é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.

Condensador: Concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.

Fonte de luz: Nos microscópios modernos é uma lâmpada, mas em microscópios mais antigos era um espelho que refletia a luz.

Liga/desliga:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com