TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRATICA DE CITOLOGIA

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  3.652 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA AULA PRATICA DE CITOLOGIA

Objetivos da aula:

          Identificar o tipo de carboidrato e como esse é quebrado em nossas células.

Materiais:

         Abaixador de língua

         Batinha

         Lamínula

         Lamina

         Corante Lugol

Procedimento

         Com o abaixador de língua foi coletado material da mucosa da boca, colocado na lamina, acrescentado uma gota de corante lugol e por final colocamos a lamínula em cima e levamos ao microscópio. No microscópio pudemos observar que as células da mucosa da boca são amarelas, observamos também a membrana plasmática e o núcleo.

         Depois realizamos o procedimento com a batatinha. Raspamos a batatinha passamos na lamina retirando o excesso pingamos uma gota de lugol, cobrimos com a lamínula e levamos ao microscópio onde pudemos observar os carboidratos da batatinha, que são pontinhos pretos.

        Com esse procedimento podemos observar que os carboidratos da batatinha são macromoléculas e para que possa ser absorvido pela célula ele precisa passar por um processo que quebra em tamanho menor.

        O carboidrato da batata é o amido que é polissacarídeo, uma macromolécula formada por varias moléculas de monossacarídeo e há perda de uma molécula de água, são insolúveis em água. A digestão do amido começa na boca por meio da amilase ou ptialina que é uma enzima presente na saliva, que transforma o amido em dissacarídeo que tem a estrutura molecular mais simples. Como a amilase não atua no ph acido do estomago, o amido continua sendo transformado no intestino delgado onde ele passa de maltose a isomaltose, que será hidrolisada por enzimas presentes nos intestinos até atingir a estrutura fundamental que seria a glicose que é a fonte de energia primaria no corpo.

Conclusão

Por meio desse procedimento concluímos que para que a célula possa absorver o carboidrato tem que ocorrer um processo que deixe essa macromolécula até torná-la uma molécula mais simples o monossacarídeo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com