TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicogênio

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

O glicogênio é formado por um conjunto de cadeias de glicose, sua forma estrutural é composta por seis átomos de carbono, doze de hidrogênio e seis de oxigênio (C6H12O6). Sua principal função é dar energia imediata aos músculos e ao corpo quando a demanda de energia é muito grande.

[pic 1]

Sendo a molécula de glicogênio a que está entre colchetes.

Depois que nosso corpo faz a digestão de carboidratos depois de uma refeição, o glicogênio é armazenado de duas maneiras, no fígado (glicogênio hepático) e nos músculos (glicogênio muscular). O glicogênio hepático serve para controlar a glicemia do nosso corpo entre as refeições e ainda armazenar glicose para ser utilizada no decorrer do dia por outros tecidos. Já o glicogênio muscular é utilizado pelo próprio musculo durante a contração muscular realizada nas atividades físicas.

Muitos atletas juntamente com seus nutricionistas e educadores físicos visam aumentar o deposito de glicogênio do corpo antes de uma prova ou desgaste muscular excessivo, com isso, estudos feitos pela Revista de Nutrição apontaram que o aumento do consumo de carboidratos+lipídios antes da atividade física auxilia no aumento de glicogênio no corpo, aumentando assim a capacidade cardiovascular e aeróbia durante, por exemplo, uma maratona, onde a atleta precisa de uma grande quantidade de energia para completar o percurso. E para reparar a fadiga muscular pós-exercício , é recomendado fazer o consumo da junção de carboidrato+proteína, para evitar o catabolismo muscular e reparar o estoque de glicogênio do corpo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LIMA E.; FERNANDES C.; DE OLIVEIRA R.; NAKAMURA F.; SILVA M. . Metabolismo do glicogênio muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação. Rev. Nutr. vol.20 no.4 Campinas July/Aug. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732007000400009 . Acesso em 4,4,2007.

PROCHINK LUISA . Conheça o glicogênio muscular e sua importância para a prática da corrida. Gobo.com setembro.2011. Disponível em: http://glo.bo/pOlhaI.  Acesso em: 8,9,2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com