TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA BIOLÓGICA (MEDIDAS DE MASSA E VOLUME LÍQUIDO)

Por:   •  21/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE QUÍMICA BIOLÓGICA (MEDIDAS DE MASSA E VOLUME LÍQUIDO)

1. INTRODUÇÃO

A medição de volumes líquidos é uma parte importante de muitos experimentos. Em alguns casos, os volumes medidos precisam de uma grande precisão, em outros casos são, pode utilizar-se béqueres e provetas. A máxima precisão possível é de terminada pelo tipo de equipamento volumétrico utilizado, para medidas volumétricas mais precisas utilizam-se balões volumétricos, pipetas volumétricas e graduadas como também a bureta.

Este experimento trata de medições de massa e volume de líquidos. O experimento demonstra o uso das principais vidrarias e acessórios utilizados em laboratórios de química geral. Como parte das atividades, você deverá identificar as diversas vidrarias, instrumentos e equipamentos presentes no ambiente, estabelecer a diferença entre cada uma delas, e selecionar as mais apropriadas para cada caso específico.

Saber medir e correlacionar massas e volumes de líquidos é pré-requisito para o desenvolvimento de competências e habilidades experimentais não apenas no ramo da química, mas da engenharia em geral. Além disso, a correta utilização e seleção de vidrarias e acessórios faz parte do dia a dia em um laboratório de química.

Os aparelhos volumétricos são calibrados a temperatura padrão de 20°C, portanto não devem ser colocados para secar na estufa, pois o vidro sobre dilação e contração, provocando assim, erro de leitura de volume.

2. OBJETIVO

Aprender a utilizar medidores de volume em laboratório, assim como as técnicas de aferir menisco e o correto manuseio dos equipamentos necessário para esta atividade. Realizar medidas de volume utilizando proveta, pipeta e béquer.

Os objetivos de aprendizagem desse experimento são:

• Utilizar um pipetador de borracha de três vias;

• Utilizar as funções principais de uma balança analítica;

• Identificar vidrarias e suas utilidades;

• Transferir líquidos com volumes diferentes;

• Estabelecer relação entre massa e volume de líquidos;

3. METODOLOGIA

3.1 – Material

Para a realização da pesagem, foram utilizados os seguintes materiais:

A) Béquer de capacidade volumétrica de 50ml;

B) Béquer de capacidade volumétrica de 250ml;

C) Pisseta com água destilada;

D) Proveta de capacidade volumétrica de 50ml;

E) Pipeta de capacidade volumétrica de 10ml;

F) Pipetador de três vias (também chamado de Acessório PERA);

G) Balança analítica;

H) EPI’S: Luvas e jaleco.

3.2 – Procedimentos

3.2.1 – Parte 1 - Experimento

Para que o experimento possa ter segurança, utilizei os materiais de EPI, jaleco e luvas. Em seguida selecionei as vidrarias: Béquer de capacidade volumétrica de 50ml; Béquer de capacidade volumétrica de 250ml; uma pipeta sorológica de capacidade volumétrica de 10ml; acessório Pera.

Inicialmente tarei (zerei) a balança analítica, e pesei as vidrarias secas, com as portas da balança fechadas para que não houvesse erro. Em seguida fiz a pesagem de cada vidraria com a água destilada contida na pisseta. Usei 10ml de água para o béquer de 50ml. Conectei o acessório Pera à pipeta de 10ml, coloquei a pipeta com a pera sobre o béquer de 50ml. Retirei o ar da pera e succionei o conteúdo do béquer. Em seguida liberei todo conteúdo pipetado no béquer de 50ml. Succionei 10ml de água destilada que se encontra no béquer de 50ml, retirei a pipeta do recipiente e retornei para o suporte de pipetas. Abri a porta superior da balança analítica e verifiquei se ela estava zerada. Inseri a pipeta de 10ml com água na balança e anotei a massa de 13,1714g. Liberei toda água que se encontrava na pipeta, com o auxílio da válvula da pera, e retornei a pipeta para o suporte e fechei a porta superior. Retirei o béquer de 250ml da balança, removi o conteúdo dos dois béqueres, desconectei a pipeta da pera e retornei todas as vidrarias e a pera para as gavetas.

3.2.2 – Parte 2 – Medidas de massa e volume de líquidos

Selecionei uma proveta de capacidade volumétrica de 50ml e um béquer de capacidade volumétrica de 50ml. Coloquei sobre a mesa para poder medir o volume e a massa de um líquido, utilizando diferentes vidrarias na balança analítica, para poder verificar a relação entre massa e volume.

Tarei a balança analítica vazia. Coloquei a proveta de capacidade volumétrica de 50ml na balança analítica e anotei a massa de 33,4100g. Coloquei 15ml de água destilada contida na pisseta, na proveta de capacidade volumétrica de 50ml. Em seguida retornei a pisseta à mesa. Usei a balança e medi a massa total da proveta com 15ml de água e encontrei a massa de 47,9758g. Anotei a temperatura do ambiente e calculei o valor da massa de água na proveta.

(Mágua = Mproveta + água – Mproveta)

47,9758g - 33,4100g = 14,5657g

Mágua = 14,5657g

VIDRARIAS

PROVETA 50ml

BÉQUER 50ml

Massa de vidraria seca (g)

33,4100g

37,9932g

Massa de vidraria + 15ml de água

47,9758g

52,4251g

Massa dos 15ml de água

14,5657g

14,4319g

Temperatura ambiente (ºC)

20ºC

20ºC

Tarei a balança analítica vazia. Coloquei o béquer de capacidade volumétrica de 50ml, vazio na balança analítica e anotei a massa de 37,9932g. Retirei o béquer da balança. Coloquei 15ml de água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com