TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações associadas a fenômenos químicos e físicos

Relatório de pesquisa: Reações associadas a fenômenos químicos e físicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Aula Prática - Química

Reações Envolvendo Fenômenos Químicos e Físicos

1° Bimestre

1) Introdução

Os experimentos retratados neste relatório referem-se a fenômenos físicos e químicos.

 Fenômenos físicos são aqueles que ocorrem sem alteração na estrutura química do material que os sofreu. Nesse tipo de fenômeno, a mudança envolve características físicas do material como, por exemplo, seu estado físico – sólido, líquido, gasoso.

 Fenômenos químicos, ao contrário dos físicos, são aqueles que envolvem mudanças na composição química do material, resultando na formação de novas substâncias, diferentes das iniciais. Fenômenos químicos são as chamadas Reações Químicas e são representados por equações químicas.

1. 2. Objetivo

Verificar experimentalmente as diferenças entre os fenômenos físicos e os fenômenos químicos.

2) Metodologia

3) Aquecimento da platina:

Após aquecer o fio de platina, nota-se mudança na sua coloração. Durante o aquecimento, devido à sua temperatura, o metal – inicialmente cinza – apresenta coloração avermelhada. Após seu resfriamento, a platina volta à cor original. Considerando a não ocorrência de modificações na estrutura química da platina, considera-se seu aquecimento como um fenômeno físico.

4) Sublimação do iodo:

Foi colocado cristal de iodo, inicialmente de coloração rosa-acinzentada, em um béquer e sobre ele, um funil, levou-se o processo ao aquecimento onde ocorreu a sublimação. Os vapores de iodo, de cor violeta e odor irritante, ao atingirem a face interna do vidro de relógio (que contém gelo na face externa), resfriam-se e se re-sublimam. O iodo re-sublimado no vidro de relógio possui aspecto acinzentado e brilhante. Parte do vapor de iodo se re-sublima na parede interna do copo de béquer, assumindo forma cristalina. Como não ocorreram transformações na composição química do iodo – ocorreram apenas mudanças de estado físico (sublimação e re-sublimação), caracteriza-se a sublimação do iodo como um fenômeno físico.

5) Aquecimento do magnésio:

Ao submeter um pedaço de fita de magnésio, ao aquecimento diretamente na chama do bico de bunsen, observou-se que ocorreu combustão e liberação de luz, transformando-se em um sólido branco em forma de pó, e transformando-se em óxido de magnésio.

Por se tratar de uma combustão e, portanto, por ocorrer alteração na composição química da fita de magnésio, seu aquecimento caracteriza um fenômeno químico.

6) Reação entre iodeto de potássio e nitrato de chumbo.

Após a preparação dos tubos de ensaio com as soluções de iodeto de potássio (KI) e nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), misturou-se o conteúdo dos dois. O que ocorre é uma reação de dupla troca, quase instantânea (começa a ocorrer em segundos), e forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com