TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Mistura do açúcar com o ácido sulfúrico na capela de exaustão

Por:   •  28/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos:

Demonstrar para os alunos através de experimentações, as reações químicas que ocorrem a partir de misturas entre substâncias e compostos diferentes. Fazendo com que os mesmos possam ter mais intimidade como ambiente de laboratório e com tais reações químicas.


Sumário

1.        Experimentos        1

1.1.        Experimento        1

1.2.        Experimento        2

2.        Materiais Utilizados        3

3.        Conclusão        4



  1. Experimentos
  1. Experimento

No dia 17 de outubro de 2016 os alunos do curso de fisioterapia fizeram uma visita ao laboratório de bioquímica, onde o professor Aldo Xavier fez duas demonstrações de substâncias que reagem quando entram em contato com outra.

Na ocasião o professor fez uma mistura de uma pequena quantidade de açúcar com cerca de 5 ml de ácido sulfúrico, o açúcar em contato com o ácido deu origem a uma reação química, tal mistura foi colocada dentro da capela de exaustão, para evitar que gases se espalhassem no interior do laboratório.

[pic 1]

Mistura do açúcar com o ácido sulfúrico na capela de exaustão

A mistura originou uma nova composição, o açúcar começou a queimar e teve seu volume ampliado, a cor do açúcar tomou um aspecto totalmente escuro, a substância teve um considerado aumento de temperatura expelindo um gás de odor forte e tóxico. O açúcar por alguns instantes ferveu e liberou certa quantidade de fumaça.

O professor explicou que alí estava acontecendo uma reação exotérmica, que nada mais é que uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para um meio exterior, ocorrendo liberação de calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes, sendo assim, a variação da energia é negativa.

[pic 2]

Reação do açúcar com o ácido sulfúrico

Tal reação ocorre porque o ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com a sacarose, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão.

  1. Experimento

No segundo experimento foi misturada certa quantidade de coca cola em uma proveta com hipoclorito de cálcio, também colocados dentro da capela de exaustão, o volume da substância começou a borbulhar e se elevou dentro da proveta rapidamente, vindo a derramar-se. A reação química causou um cheiro muito forte, transferindo calor para a proveta que ficou muito quente.

[pic 3]

Reação da coca cola com o hipoclorito de cálcio

Logo após os alunos juntamente com o professor foram para o lado externo do laboratório e foi colocada em um balão volumétrico uma quantidade considerável do hipoclorito de cálcio e adicionado uma quantidade maior de coca cola. Foi percebido que a mistura saiu muito mais rapidamente e em forma de jato com grande pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (453 Kb)   docx (370.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com