TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transgênicos

Por:   •  16/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Transgênicos

Definição:

 [pic 1]Transgênicos são organismos (animais ou vegetais) que recebem DNA de outros organismos de espécies diferentes.

 São os OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados). A bactéria, por exemplo, é um ser que tem nucleoide (região onde fica a cromatina), porém muitas bactérias apresentam pequenos anéis de DNA soltos (plasmídeo, ferramenta biotecnológica), que fazem o RNA e têm informações genéticas para a produção de proteínas. No laboratório, essa bactéria se rompe para liberar o plasmídeo e com uma enzima pode-se cortar o gene que se quer no laboratório, para se combinar com DNA de outros organismos (animais, plantas ou outras bactérias).

 Essa é a enzima de restrinção, a principal ferramenta da biotecnologia descoberta no final da década de 70. Ela corta o DNA em pontos específicos, que são as sequências palindrômicas. São sequências constituídas de 4 a 8 pares de bases nitrogenadas, que podem ser reconhecidas pelas enzimas de restrição.

Existem também as enzimas de DNA ligases (ferramenta biotecnológica), que unem os fragmentos de DNA, e a partir desse momento de união, temos o DNA recombinante.

Um exemplo fantástico de trangênese é a produção de insulina humana. A bactéria hoje produz insulina humana através desse processo de transgênese. Se pega um DNA dessa bactéria e rompe-se o plasmídeo e introduzimos um gene de DNA humano no mesmo. Logo após, essa bactéria se reproduzirá e clonar esse gene que está dentro dela. No momento quando esse gene for traduzido para a bactéria, junto traduzirá a insulina. Em laboratório, essa insulina é retirada e separada do restante, transformando-se em insulina humana.

OBS: A MODIFICAÇÃO GENÉTICA DO DNA HUMANO COM OUTROS ANIMAIS EM EMBRIÕES, A FIM DE CRIAR NOVOS OGM’s, É PROIBIDA MUNDIALMENTE. 

Prós e contras

Na discussão entre os cientistas, principais defensores dos transgênicos, e as organizações de defesa do meio ambiente, são levantados alguns pontos que ainda não possuem um resultado científico conclusivo.

Alguns prós e contras sobre as culturas transgênicas:

A favor:

[pic 2]Pelo que se conhece até aqui, a favor dos transgênicos, pesa a melhor adaptação às mais diferentes características de solo e variação de temperaturas. Ou seja, as culturas geneticamente modificadas são mais resistentes que as tradicionais. Como resultado, a agricultura poderia aumentar a produção a custos menores.

Estima-se que hoje existam pelo menos 400 produtos de uso médico produzidos com microorganismos transgênicos.

Contra:

Ainda sem estudos conclusivos quanto aos riscos à saúde e ao meio-ambiente, pesa contra os transgênicos a possibilidade de se plantarem grandes áreas de monocultura, com poucas variedades da mesma espécie.

Acredita-se que junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar, os transgênicos possam prejudicar populações benéficas à agricultura, como animais e outras plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com