TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Aula Prática: Reações de Caracterização de Lipídios

Por:   •  28/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  2.097 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

1. Identificação

Curso: Farmácia

Disciplina: Bioquímica

Relatório nº

Título da aula prática: Reações de caracterização de Lipídios

Alunos:

Nome

RA

Professora:

2. Introdução

Lipídios são biomoléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno) (5). Suas funções no organismo são: Fornecer energia para as células, atuar como isolantes térmicos, participar da composição da membrana celular e facilitar ações metabólicas especializadas (1). Podem ser classificados em lipídios que possuem ácidos graxos em sua composição, chamados de lipídios saponificáveis, e lipídios que não possuem ácidos graxos, os lipídios não saponificáveis (6). 

Os lipídios saponificáveis são utilizados na fabricação de sabão, pois a reação de saponificação consiste na hidrólise básica de lipídeos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte é facilitado com aquecimento (7). O sabão tem ação detergente, pois sua molécula possui um lado polar que interage com a água, e outro apolar, que interage com a gordura, formando, assim, partículas que se mantêm dispersas na água e são arrastadas durante a lavagem (2). Mas também é possível formar um sabão insolúvel, quando o misturamos em uma água dura (água com alta concentração de íons divalentes, como Ca2+ ou Mg2+) a base forte utilizada para fazer o sabão, que pose ser NaOH (Hidróxido de Sódio) ou KOH (Hidróxido de Potássio), será deslocada pelo Ca2+ ou Mg2+, formando sais insolúveis, que não possuem ação detergente (4).

O presente relatório tem como objetivo descrever as reações de caracterização de lipídios realizadas em laboratório, os materiais utilizados e resultados obtidos diante dos experimentos.

3. Experimento

a) Reação de saponificação:

1. Utilizando os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários, adicionar, com a pipeta de pasteur, 3 mL de óleo em um erlenmeyer.

2. Com o auxílio de uma proveta, medir 20 mL de NaOH 10% em álcool, e adicionar junto ao óleo.  

3. Homogeneizar.

4. Aquecer em banho-maria até que ocorra a saponificação, aproximadamente 15 minutos.

5. Após ocorrer a reação de saponificação, retirar do banho-maria e adicionar água destilada.

6. Homogeneizar até dissolver o sabão.

7. Observar a reação de saponificação.

b) Formação de sabões insolúveis

1. Utilizando os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários, com o auxílio da pipeta de pasteur, preparar um tubo de ensaio contendo 2,0 mL da solução de sabão preparada conforme o procedimento 1, e adicionar com a pipeta de pauteur 5 gotas de solução de cloreto de cálcio 10% (CaCl2 10%).

2. Homogeneizar.

3. Observar a reação.

c) Obtenção de ácidos graxos

1. Utilizando os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários, com o auxílio da pipeta de pasteur, preparar um tubo de ensaio contendo 2,0 mL da solução de sabão preparada conforme procedimento 1, e adicionar com a pipeta de pauteur 5 a 10 gotas de ácido clorídrico 0,1N (HCl 0,1N).

2. Homogeneizar.

3. Observar a reação.

4. Análises e Resultados

Na reação de saponificação (a), ao adicionarmos a base Hidróxido de Sódio (NaOH) em álcool, junto ao óleo, estamos produzindo o sabão, pois o óleo é o lipídio saponificável, que contém ácido graxo, e ele reage com a base, no caso o NaOH, formando um sal que possui propriedades emulsificantes, o sabão.

O lipídio é formado pela reação química entre três moléculas de ácido graxo e uma molécula de glicerol, é considerado um éster, e quando adicionado uma solução de base vai originar um sal inorgânico (o sabão) e um álcool.

A ação detergente do sabão ocorre devido a sua molécula possuir um lado polar que interage com a água, e outro apolar, que interage com a gordura. O seu grupo polar é representado pelo grupamento COONa e a parte apolar pelo radical (hidrocarbonetos), que é uma cadeia de carbono linear com quantidade variável de átomos de carbono. Sendo assim, o sabão formado é sólido e, ao adicionar água, o sabão apresenta cor amarelo cristalino (cor de óleo), é solúvel, espuma e tem ação detergente.

A parte apolar formada por hidrocarbonetos dissolve sujeira e óleos, enquanto a porção polar torna o sabão solúvel em água. A presença de porção polar e apolar permite que o sabão tenha ação detergente removendo a sujeira e seja solúvel na presença da água.

O sabão é um composto anfipático, onde possui uma porção apolar e outra polar. As moléculas apolares atraem as apolares e as polares interagem com a água, formando micelas no meio aquoso(3).

[pic 2]

[pic 3]

O sabão é um sal de ácido graxo a partir da reação entre um éster e um hidróxido alcalino, dando originando o sabão mais a glicerina (3). Para que o composto fique balanceado são necessários três átomos de Na (sódio), unindo ao composto éster para formar o sabão e três hidroxilas, interagindo com os hidrocarbonetos que se desprenderam do glicerídio, formando a glicerina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (357 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com