TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrida de Rua

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 14

CORRIDA DE RUA COMO MODALIDADE ESPORTIVA E MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA

Joãomar Machado Farias

Juliana Oricchio

Juliane Cunha da Silva

Lílian Leiria Brusque¹

Juliano Vieira²

        

RESUMO

Segundo pesquisas há um aumento no número de praticantes de corrida, principalmente de rua em grupos e geralmente com acompanhamento de um profissional de educação física. Em tempos primórdios correr era uma questão de sobrevivência. Atualmente os adeptos à prática de corrida procuram melhorar sua saúde e qualidade de vida, muitos acabam ingressando em provas de longa distância. Há material inesgotável demonstrando que a corrida de rua contribui para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes de forma global: fisicamente, mentalmente e emocionalmente. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da corrida de rua como modalidade esportiva e seus efeitos para saúde e qualidade de vida. Para realizar a pesquisa para este trabalho foram identificados artigos científicos e bibliografias relacionadas ao tema proposto.

A partir da leitura e análise dos materiais, verificou-se que mudanças ocorreram na corrida humana, dos primórdios à atualidade, a corrida tornou-se a modalidade esportiva: “corrida de rua”. Na década de 70 a corrida de rua demonstra uma grande diferença sobre as demais modalidades esportivas, corredores de elite e amadores passam a participar no mesmo espaço de prova oficial. Por ser um esporte, faz-se importante o acompanhamento de profissionais da área da saúde qualificados.

Palavras-chave: Corrida de rua. Exercício físico. Qualidade de vida.

1. INTRODUÇÃO

  A corrida de rua tem sido destacada como modalidade esportiva de forma crescente nas últimas décadas. Embora existam técnicas e métodos para a prática de corrida, o que determina que uma pessoa corra ou não é sua motivação, disposição e condicionamento físico.

Em tempos primórdios correr era uma questão de sobrevivência. Na atualidade a corrida está entre as categorias que combinam prazer e promoção da saúde (PUELO, 2011).

Neste sentido dá-se a importância em realizar a presente pesquisa, objetivando a compreensão do que representava a corrida em tempos primórdios para o ser humano, sua relevância e utilização por povos antigos e o quanto mudou na atualidade junto ao contexto saúde e qualidade de vida.

Após percorrermos materiais diversos sobre a corrida de rua percebemos que ela está associada à busca de uma vida mais saudável. A corrida de rua, dentre diversas outras modalidades esportivas, apresentou uma verdadeira explosão no número de praticantes.

Um número grande de praticantes de corrida de rua é representado por corredores amadores, os quais trabalham o dia todo em outra ocupação, estudam, têm filhos e encontram também disposição para treinar assiduamente (MASSARELLA, 2008).

Este artigo para prática de seminário vem através de pesquisas e resultados coletados com corredores abordar a corrida de rua como uma modalidade para melhoria na qualidade de vida de praticantes deste exercício.

Pretende-se demonstrar que a corrida de rua que no passado foi utilizada para sobrevivência no mundo contemporâneo é mais motivada por aspectos ligados ao bem-estar físico e mental de quem pratica.

Notadamente, deseja-se contextualizar-se sobre a corrida desde sua origem para a humanidade, reconhecendo a sua importância desde épocas primordiais para o ser humano, a importância da corrida de rua não só como uma atividade prática e de fácil aceitação para sair do sedentarismo, mas também como modalidade esportiva reconhecida e organizada para tal. E finalmente demonstrar que a corrida de rua como prática para melhora da saúde e qualidade de vida de desportistas corredores.

Procurou-se fundamentar a pesquisa com diversos autores, bibliografias e pesquisas científicas sobre corrida de rua.

2. CORRIDA: COMO TUDO COMEÇOU

Os pesquisadores e historiadores [a]da corrida de rua nos afirmam através de seus estudos de pesquisas, que na pré-história o homem primata ao perceber que podia se sustentar em duas pernas, caminhar meio erguido e até correr, usou a corrida como sobrevivência para caçar e fugir de predadores. Esta manifestação da vida humana, marca sem dúvida a origem da corrida.

 Conforme o corredor e biólogo americano Bernd Heinrich, correr é da natureza. Hoje em dia na humanidade podemos achar coisa normal, depois que dispomos de recursos como o cavalo, a bicicleta e o motor a explosão. Mas durante muito tempo a corrida foi fundamental para a sobrevivência humana, e esta habilidade continua inscrita em nosso código genético. “Somos todos corredores naturais, apesar de boa parte de nós ter se esquecido deste fato”, diz Heinrich,[b] que é professor de biologia na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos.

O historiador professor Andrew Milroy, um apaixonado por corrida, nos ensina através de seus estudos, que o homem corre desde sempre:há 3,6 milhões de anos.

Texto original conforme descrito por Tiago Lacerda, obra de Miroy [c](revista O2, p.71 a 73 edição 171): “ Na Grécia antiga são famosos os hemeródromos, corredores mensageiros. E, historicamente, reza a lenda que, no ano de 490 a.C. ocorreu a mais famosa das corridas que deu origem à maratona. Fidípides, um soldado ateniense, foi designado a levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona. Ele precisou correr cerca de 40 quilômetros e, depois de dar a notícia, teria morrido. Deixando a tragédia de lado, anos e anos depois, em 1896, data a criação dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, Fidípides foi homenageado com a criação desta prova, cuja distância  mudou ao longo dos tempos e, desde Londres, 1908, foi estipulada oficialmente em 42, 195 quilômetros. E passou a ser o maior desafio para qualquer corredor, profissional ou amador. Quem corre sonha, pelo menos uma vez, superar tamanho desafio.

As primeiras corridas organizadas aconteceram no antigo Egito, terra dos faraós, lá por volta de 4100 a.C. Vêm de Mênfis, capital do reino, os mais antigos sinais de provas, provavelmente testes para escolha de mensageiros dos soberanos – ou talvez parte de festividades religiosas ( Andrew[d] Milroy, 2017)

As corridas se popularizaram na Inglaterra no século XVIII. Posteriormente, a modalidade expandiu-se para o restante da Europa e Estados Unidos. No final do século XIX, após a primeira Maratona olímpica, as corridas de rua difundiram-se mais, particularmente nos Estados Unidos (SALGADO; CHACON-MIKHAAIL, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com