TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Por:   •  29/10/2018  •  Seminário  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 12

A DANÇA COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA.

Adriana Batista Amazonas

Dheicione Silva

José Batista de Melo Junior

Rodrigo Level

Tutora Externa – Alderlane Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Educação Física (LEF0147)- Pratica do Modulo II.

05/07/2017

RESUMO

A dança tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica. Sendo assim, esta pode ser considerada de grande importância para o desenvolvimento do aluno, ao realizar um trabalho que estimule ao máximo a criatividade, capacidade de raciocínio, autoconfiança, melhora da relação com os outros e consigo mesmo, além de ampliar o repertório motor tendo como instrumentos metodológicos observações, avaliação inicial, avaliação final e análise de vídeos. O objetivo desta pesquisa, é fazer uma reflexão quanto as contribuições e desafios de trabalhar a dança no espaço escolar e como ela pode contribuir para com o desenvolvimento da criança. A metodologia empregada para se alcançar o objetivo proposto será a documental, que se utiliza de pesquisas em sites, periódicos, publicações e livros já publicados com o tema. Enquanto um processo educacional, ela não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem. 

Palavras chaves: Dança; Habilidade; Ensino aprendizagem.

1- INTRODUÇÃO

A dança é uma arte existente a milhares de anos e, segundo Misseno (1986, p. 11) “dança-se há mais de 10 mil anos e, historicamente, não se conhece um só povo que não dançasse, por mais primitivo que fosse”. Ressalta-se a importância em trabalhar a dança no espaço escolar, afirma que “a dança pode propiciar o autoconhecimento, valorização do corpo, possibilita a comunicação verbal e não verbal entre os colegas, e incentiva a expressividade.

A atividade física é fundamental como complemento do desenvolvimento humano, especialmente na fase infantil e para que isso ocorra especificamente nesta fase, o desenvolvimento de atividades físicas pode ocorrer de forma lúdica, e o lúdico nada mais é do que um prazer em fazer algo. Como aborda Gutierrez (2000, p. 103), “o prazer, assim definido, transcende a simples busca da sobrevivência, ou até mesmo do conforto, para se inserir no contexto mais amplo e complexo da vida cultural do sujeito social e das formas subjetivas de decodificação das ações e influencias do meio em questão”. As construções psíquicas fazem parte do contexto ora apresentado, da oportunidade das crianças conhecerem a dança de forma lúdica, contribuindo também com o desenvolvimento educacional.

A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem. A metodologia consiste em aprendizado lúdico, por conscientização visual e sensorial e por repetição. As aulas são extremamente descontraídas, porém sem deixar de lado a técnica.

O aluno aprende porque entende os movimentos no seu corpo, através dos movimentos primordiais os alunos começam a montar a sua própria dança diferente e exclusiva. A dança possui uma importante ligação com a educação, visto que no universo pedagógico ela auxilia o desenvolvimento do aluno, facilitando sua aprendizagem e resultando na construção do conhecimento, contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades complementa as atividades pedagógicas. Brincando cantando e girando, se desenvolve a dança como componente lúdico permiti que professores e crianças brinquem juntas e como indivíduo e assimila valores de sua cultura, que foram transmitidos de geração a geração. O lúdico como forma de metodologia no ensino e na aprendizagem pode ser um meio de desenvolvimento da criança em vários aspectos. Todavia ainda se observa resistência de alguns profissionais da educação, no sentido de utilizar a dança em sua prática docente. O lúdico não só favorece a aprendizagem como possibilita que sejam desenvolvidas a criatividade e a autonomia discente na abordagem do conteúdo.

2- DESENVOLVIMENTO

  1. A Dança Através da História.

A dança, é apontada pelos historiadores a mais antiga das artes, é paradoxalmente em sua forma culta, a de mais recente aparição entre nós. O surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com o passar do tempo, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que seriam capazes de criar outros ritmos, conciliando os passos com as mãos, através das palmas. É uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Um dos aspectos fundamentais no trabalho de dança criativa é conscientizar profundamente o esquema corporal, em movimento. Com o intuito de desenvolver e aprimorar a percepção justa das formas, do espaço e do tempo, ou seja, dar-se conta do como, onde e quando sucedem-se as modificações corporais.

Conscientizar um movimento significa percebê-lo, incorporá-lo, conhecê-lo tanto através dos movimentos como dos sentimentos, ou seja, de como ele acontece. Os resultados vão muito além do bem-estar físico. Social, combate à depressão e a timidez, traz alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança. Mais do que técnica, é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra. Ao ensaiar os primeiros passos, a pessoa se desprende dos medos e preconceitos e vê seu estilo de vida ser transformado pouco a pouco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com