TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança Apresentação

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO AO FUTSAL

Baseado no site www.cbfs.com.br

O Futsal, esporte nascido e estruturado sob a influência do futebol, nos últimos anos vem apresentado um enorme crescimento. Seu fato mais notório de popularidade é visto nas escolas, que encontraram, neste esporte, uma forma de substituir aquele futebol praticado pelas crianças nos campos de esquina ou em praças, e que, ano a ano, tornam-se mais escassos.

A prática do futsal inicia-se geralmente na escola, que é o espaço onde todas as crianças indistintamente têm acesso à vivência da modalidade. Deste modo, além do grande interesse da maioria das crianças e a sua fácil operacionalização, o fato desta modalidade permitir uma maior participação (no que se refere a contato com a bola) técnica/motora da criança, se comparada ao futebol, proporciona um desenvolvimento mais rápido das bases essenciais para sua prática.

Vale destacar também o fato do Futsal ser, sem dúvida, um esporte genuinamente brasileiro e de caráter democrático e participativo em relação a sua prática, pois não impõe o biótipo geralmente requerido para certas modalidades "importadas". Podem praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso. Por isso, este esporte tem ocupado intensamente as quadras e espaços de recreação dos colégios, edifícios, empresas, pólos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartéis, praças, conjuntos habitacionais, etc.

Outro aspecto que merece destaque é o fato de que além de substituir espaços físicos perdidos pelo futebol, o Futsal constituiu-se como principal fonte de busca para o futebol dos chamados “talentos desportivos”. Convém assinalar que Pelé, Zico, Sócrates, Casagrande, Edinho, Rivelino, Reinaldo, Juninho, Caio, Denilson, Leonardo, Ronaldinho dentre outros consagrados "astros" do futebol creditam grande parte de seu sucesso ao aprendizado obtido no Futsal, onde iniciaram a vida desportiva.

Além disso, as potencialidades - como lazer e como desporto de rendimento - aliados ao seu nível técnico de representatividade, sua importância sócio-cultural, sua difusão interna e externa e aos inúmeros títulos já conquistados pelo Brasil em competições internacionais, impõem um apoio incondicional e prioritário ao futsal, por ser uma modalidade desportiva de raízes essencialmente brasileiras, que atende às preferências individuais e sociais da população brasileira.

Por todos motivos apresentados e o interesse da mídia, dos clubes e associações e de empresas patrocinadoras, tem levado o Futsal a um grande crescimento nas duas últimas décadas, atingindo e mantendo-se em alto nível (não só considerando aspectos do jogo, como também organizacionais, competitivos e profissionais).

Em nível internacional, o ano de 1989 foi o momento de grande transformação deste esporte. A FIFA passou a ser o órgão responsável pelo crescimento e desenvolvimento da modalidade, dando-lhe um novo nome: FUTSAL. A recente e universal denominação, “tornou-se a conveniente abreviatura não só de FUTbol de SALon e FUTebol de SALão (América do Sul), mas também de FUTbol SALa (Espanha), uma vez que se tratavam das designações mais difundidas por todo o mundo” (OLIVEIRA, 1999).

Hoje, mais de 130 países são filiados a FIFA, e nos três últimos Campeonatos Mundiais, Espanha (1996), Guatemala (2000) e China (2004), tivemos uma demonstração do poderio da modalidade: houve cobertura da TV que passou grande parte dos jogos, ao vivo, para muitos países.

HISTÓRICO DA MODALIDADE

(Baseado no site www.pedagogiadofutsal.com.br)

Segundo a literatura desta modalidade, parece ser unânime que o futebol de salão deu seus primeiros passos na década de 30. Mas onde surgiu? Quanto à paternidade, existe uma certa discordância, em que são apresentadas duas versões.

A primeira versão consta que o Futebol de Salão foi criado na Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu, Uruguai, devido às inúmeras conquistas que o Uruguai obteve na época, - Campeão do Mundo e Campeão Olímpico de Futebol- fizeram do futebol o esporte mais praticado naquele país. Consequentemente faltavam espaços e campos para a prática do futebol. A solução encontrada foi a de improvisar locais menores como quadras de basquete e salões de bailes.

A segundo versão defende que foi no Brasil, na ACM de São Paulo, onde era praticado por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei.

A dúvida, portanto, reside no fato de que não se sabe se foram os brasileiros que, ao visitarem a ACM de Montevidéu, levaram do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete; ou se foram os brasileiros que conheceram a novidade ao ali chegarem e, ao retornarem, difundiram a prática em território. De qualquer maneira.

Abaixo, descrevemos, década a década, as principais características que compõem esses setenta e poucos anos de história.

Década de 30: surge o futebol de salão.

• Discordância sobre a paternidade;

Década de 40: prática e divulgação do futebol de salão.

• Através das ACMs do Rio e São Paulo o Futebol de Salão ganha popularidade, chegando aos clubes recreativos e às escolas regulares;

Década de 50: regulamentação e reconhecimento do futebol de salão e o nascimento das federações nacionais.

• Surgem as Federações: Carioca (54), Paulista (55), Gaúcha (56), Cearense (56) e Paranaense (56);

• 03/1958 - Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializa a prática do Futebol de Salão, com a filiação das federações e uniformizando as regras;

• 1959 - I Campeonato Brasileiro de Seleções, em São Paulo.

Década de 60: expansão da modalidade pela América Latina.

• O esporte ganha o continente, surge a Confederação Sul Americana de Futebol de Salão em 1969;

• São promovidos os primeiros campeonatos Sul-Americanos de Clubes e Seleções;

• É promovida a I Taça Brasil de Clubes, 1968.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com