TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança como conteúdo da Educação Física e sua importância

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.858 Palavras (36 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO EM GRUPO

 

 

“A dança como conteúdo da Educação Física e sua importância. A síndrome de down suas características e definição e sua inclusão através da Ed. física.”

Vitória da Conquista - BA

2016

TRABALHO EM GRUPO

“A dança como conteúdo da Educação Física e sua importância. A síndrome de down suas características e definição e sua inclusão através da Ed. física.”

Trabalho apresentado ao Curso (LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas do semestre corrente: Metodologia do ensino da atividade Rítmica e dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia  do Ensino da Ginástica Escolar; Educação física Adaptada e Primeiros Socorros.

Prof.Dndo Calcilari Jr.;Prof. Ms. Túlio Moura; Prof.ªMs.ª Patrícia Proscêncio; Prof.ª Dnda Eloise W. Almeida; Prof.ª Silva Paulino Ribeiro Albanese; Prof.ª Dr.ª Luana Conti.

Vitória da Conquista

                                                2016 artigo científico


                                                     SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO:        1

2. DESENVOLVIMENTO:        2

2.1 TITULO DE NIVEL 2:         5

2.2 TITULO DE NIVEL 3:        8

CONCLUSÃO:        11

REFERENCIAS:        12

ANEXO DAS ENTREVISTAS:        13


1.INTRODUÇÃO:

O presente trabalho busca fazer uma analise através de pesquisas de estudos em sets onde foi feito pesquisas em artigos científicos, e através das pesquisas e expor a dança como conteúdo da educação física e a sua importância  como conteúdo da educação física escolar, a competência  do profissional e sua dificuldades e desafios encontradas no trabalho com a dança na escola e a abordagem no contexto escolar, e apontar a dança como aspecto da cultura e como possibilidade de para um hábito saudável.

Serão apontadas as características e a definição da síndrome de Down, a inclusão de alunos portadores da síndrome nas aulas de educação física, a possibilidade de intervenção pedagógica e os cuidados necessários que o profissional tem que estar atento em relação com alunos com a SD nas atividades física e os benefícios que esses alunos adquirem com as atividades físicas. Através da entrevista de campo com os professores atuantes nas escolas publicas as suas dificuldades encontradas no seu trabalho com alunos portadores de deficiência física.

2. DESENVOLVIMENTO:

                            A dança esta presente em varias culturas e estão carregadas de características de vários povos, desde a pré-história vem acompanhando o homem ao logo dos tempos.  Na educação a dança é um dos conteúdos essenciais a ser oportunizado nas aulas de Educação Física, por permitir aos alunos o direito de exercer a criatividade e a crítica social por meio da expressão do corpo em movimento. O que significa tornar o aluno sujeito do processo educativo.

                             A dança tem uma pluralidade de formas de ser representada na sociedade, podendo ser manifestada em vários lugares e por diferentes modalidades, em produções artísticas e em propostas educativas como no espaço da escola.  A dança na escola há que incluir a criação/improvisação de coreografias considerando as experiências prévias dos alunos e de estímulos do meio externo, propiciando a resolução de problemas corporais. Assim, motivar e estimular criativamente a exploração espacial, temporal, corporal de modo que os alunos se comuniquem gestualmente, gerando possibilidades de socialização e afetividade nas relações ali estabelecidas.

                             A dança, conforme registro de Goobo e Carvalho (2005) tem o objetivo de trabalhar com um mecanismo harmonizador, respeitando as emoções, os estados fisiológicos, desenvolvendo habilidades de movimentos, exercendo possibilidades de autoconhecimento, possibilitando benefícios como a prevenção e combate de situações estressantes, estimulam a oxigenação do cérebro, melhora o funcionamento das glândulas, reforça os músculos e protege as articulações, proporciona conhecimento corporal, melhora a capacidade motora, melhora o desempenho cognitivo, melhora a memória, concentração e atenção, proporciona cooperação e colaboração, contato social, criatividade, melhora a auto-estima e auto-imagem e estimula o resgate cultural.

                            O ensino da dança na escola vai além do movimento. Na escola, Revista da Faculdade de Educação Ano X nº 17 (Jan./Jun. 2012) 118 ela se propõe de forma interdisciplinar. Para Marques (2007, p. 30) Em princípio, a escola estaria mais engajada com as danças criadas com finalidades e intenções artísticas, incluindo ainda, a improvisação e a composição coreográfica com danças a serem ensinadas nas escolas, pois esses processos [...] permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a arte como criadores e sujeitos do mundo (MARQUES, 2007, p. 32). Para Verderi (2009) o ensino da dança na escola vai além de apresentações em festinhas comemorativas tendo como função pedagógica proporcionar aos alunos oportunidades para que descubram o seu interior, de ser único e individual, permitindo a expressão de sentimentos e promovendo a ampliação da sensibilidade.

                            Educação Física pode promover e ao observar os corpos em movimento, possibilitar aos seus alunos participar da construção de conhecimento de si mesmos e de seus colegas (VERDERI, 2009, p. 48). A dança se apresenta como conteúdo de ensino da Educação Física Escolar, no bloco de Atividades Rítmicas e Expressivas, tendo como principal característica a expressão corporal (BRASIL, 1998). Os objetivos do ensino das atividades rítmicas e expressivas incluem: Compreensão dos aspectos histórico-sociais das danças. Percepção do ritmo pessoal. Percepção do ritmo grupal. Desenvolvimento da noção espaço/tempo vinculada ao estímulo musical e ao silêncio com relação a si mesmo e ao outro. Percebe-se que a dança é um relevante conteúdo de ensino da Educação Física e na formação do sujeito, pois pode proporcionar o contato do aluno com sua história, o conhecer e o compreender, e a partir daí projetar seu futuro, desenvolvendo autonomia para criar seus movimentos, na situação de sujeito da sua própria história. O aluno ao se apropriar de sua cultura, tem a oportunidade de aprender a interagir de forma autônoma e respeitosa não somente na escola ou nas aulas de Educação Física, mas na sociedade. Além do desenvolvimento da dimensão motora e procedimental do movimento inerentes à dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (280.6 Kb)   docx (325.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com