TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA HISTORIA SOB A PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NO SECULO XX.

Por:   •  12/5/2018  •  Abstract  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL: UMA HISTORIA SOB A PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NO SECULO XX.

Este resumo tem como objetivo enfatizar a história da Educação física no Brasil sob a perspectiva da legislação federal no século XX, onde inicialmente destacamos quatro momentos (fases) na qual a profissão passa por alterações e diversas discussões visando a melhora da formação do profissional. Entre esses momentos encontra-se: a) 1939 - a constituição do “campo” educação física; b) 1945 - revisão do currículo; c) 1969 -currículo mínimo e formação pedagógica e d) 1987 - bacharelado e licenciatura. Dentro dessas quatro fases são elaborados decretos-leis que visam alterações no âmbito da educação física. Desde 1939 onde inicia-se a pratica de exercícios físicos através dos colonos e alemãs, a criação da primeira Escola de Educação Física de São Paulo que teve funcionamento a partir de 1934, até a divisão de licenciatura e bacharelado.

Através de quadros mostrando planos curriculares, temos diversas mudanças desde o Quadro I (O PROGRAMA DE 1934, p. 115), até o Quadro V (OS SABERES DA PROPOSTA DE 1987). Estes materiais auxiliando nas comparações, nos traz as propostas de cada decreto-lei criado desde 1939 para o avanço do campo na educação física.

A educação física ganhou a ter espaço e lutar por seus direitos, junto com a revista Educação Física. Com decretos-leis onde passou a ser exigido mudanças no currículo da educação física, cria-se também instituições como Universidade do Brasil e a Escola Nacional de Educação Física e Desportos em 1939. Como o curso de professor de educação física não estava atendendo o mercado de trabalho, através da proposta CFE n. 894/69 e a resolução CFE n. 69/69, passam a se limitar apenas aos cursos de educação física e técnico de desportos previsto para três anos de duração, com carga horaria mínima de 1.800 horas-aula, através disto, o curso tem suas melhorias. Em 1987, foi criado o bacharelado em educação física. Deste modo, os conhecimentos anteriormente vistos, assumem uma nova forma, tendo como fundamentos da repartição dos saberes na estrutura curricular duas grandes áreas: Formação Geral – humanística e técnica – e Aprofundamento de Conhecimentos. A carga horaria do curso passou das 1.800 horas-aula para 2.880 horas-aulas, no qual deve ser comprido dentro de um prazo de quatro anos, para ambos âmbitos da educação física. Classificado como “professor generalista” é o profissional licenciado em educação física, e o “professor especialista” é entendido como hábil para o bacharel, defende Faria Junior

A educação física, durante muito tempo foi alvo de discussões, alterações em sua grade curricular visando atuação em outros “campos” além do escolar, tudo isso porquê nem todos profissionais do curso de educação física se interessava pelo âmbito escolar. Nisso entra a procura por cientificidade e a certeza da educação física na Universidade traz novos conceitos, como motricidade do corpo humano, ciência da atividade física, ciência do esporte entre outros que interessa alguns profissionais da área. Ainda com a divisão entre licenciatura e bacharelado, há discussões até as datas de hoje devido espaço no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com