TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  9/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para aprofundarmos melhor sobre a importância da ludicidade nas aulas iniciais é necessário uma base teórica sobre o assunto, como foi visto a ludicidade é uma das principais técnicas de ensino que devem ser usada para se poder aplicar uma atividade, como se trata dos anos iniciais onde a criança esta na fase de construção do desenvolvimento, “muitas vezes as atividades oferecidas aos alunos na Educação Infantil possuem caráter puramente recreativo, deixando de ser estimulo ao seu potencial” (PICCOLO, 2012, P.68). De acordo com o autor  é preciso avaliar que tipos de atividades se trabalhar, deve-se planejar atividades pensando não somente na atividade, mas sim no aluno oque ele ira adquirir  na execução de cada atividade a ser aplicada, os desenvolvimentos motores que estão sendo trabalhados. “Diferentes autores concordam que as primeiras atividades motoras básicas da criança- aprender e locomover- lhe permitem pouco a pouco ampliar seu espaço distante e próximo. Estas primeiras experiências são o ponto de partida para o desenvolvimento de atividades motoras cada vez mais complexas” (RODRÍGUEZ,2008, P.62). Segundo o autor é necessário que o professor planeje atividades que envolvam mais a coordenação motora, pois se trata de crianças, onde estão na fase de processo de desenvolvimento, executar atividades que estimulam a percepção, visão, enfim atividades motoras.

  Trabalhar com a ludicidade parece ser uma tarefa fácil, pois se trata de brincadeiras, mas não é, deve-se fazer um processo de planejamentos, observar os alunos, ver a idade, analisar quais alunos tem dificuldades de executar as atividades de maneira correta, trabalhar mais atividades que estimula a criança a participar, a desenvolver novas habilidades, a melhorar a coordenação motora. Segundo Rodríguez (2008) na educação infantil, o método pratico baseia-se na exercitação variada de tarefas motoras. Durante a execução de uma tarefa, a criança realiza diferentes variações desta, segundo suas vivencias ou os estímulos que o adulto propõe. Por exemplo: caminhar elevando os braços para cima, para baixo, para trás, batendo palmas. O autor deixa claro que o adulto tem um papel, pois as crianças executa os movimentos de acordo com o que o professor mandar, por meio da ludicidade o professor poderá deixar com que as crianças executem seus próprios movimentos, ou seja se o objetivo da aula é trabalhar “movimento corporal” ele pode levar uma musica, e ordenar que as crianças dancem do  jeito delas, pulando, rodando, balançando.

Proporcionar a ludicidade na escola é uma forma além de prazerosa, ajuda o professor a se tornar um professor mediador, fazendo com que identifique novas possibilidades novas estratégias que podem ser trabalhado, em uma aula lúdica o aluno deve se entregar aquele momento, se sentir livre á vontade, com vontade de participar das aulas, deve ver as aulas como um ato divertido de se aprender, deve levar sempre para o lado da brincadeira, o professor deve executar uma brincadeira que trabalhe a socialização sem envolver o ato competitivo, mas tentar fazer com que a criança leve sempre para o ato da brincadeira, pode parecer difícil, mas não impossível. “O prazer, muitas vezes manifestado nas realizações das atividades, não deve estar vinculado ao que aluno possa conseguir executar nem mesmo aos prêmios que possa receber por isso. O prazer está no ato da brincadeira e não no resultado da ação.” (PICCOLO, 2008, P. 68).  É necessário proporcionar um momento divertido, e não algo competitivo, mas ajudar as crianças a ver acima das brincadeiras a cooperação, socialização, a importância de ajudar os colegas, de colaborar, ser participativo, enfim várias outras características que as brincadeiras proporcionam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com