TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Francesa no Brasil

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  5.347 Visualizações

Página 1 de 2

A Ginástica Francesa no Brasil.

A Ginástica Francesa chegou em 1907 no brasil, através da Missão Militar

Francesa com a finalidade de instruir a Força Pública do Estado

De São Paulo.

Mas somente em 12 de Abril de 1921, a Ginástica Francesa foi oficialmente implantada nas instituições de ensino, por meio do Decreto n° 14.784 (MARINHO, s.d.a).

Intelectuais brasileiros da época defenderam a inserção, pois esta promoveria status de cientificidade à Educação Física no país.

No intuito de difundir a ideia no pais inteiro, em 1929 o então ministério da Guerra, que formado por uma comissão de civis e militares elaborou um anteprojeto de lei, que dizia: (Educação Física fosse praticada por toda a população brasileira e com obrigatoriedade em todas as instituições de ensino (CANTARINO FILHO, 1982)). Sobre o método ginástico adotado, o Ministério da Guerra definiu:

(...) "Enquanto não for criado o 'Método Nacional de Educação Física', fica adotado em todo o território brasileiro o denominado Método Francês, sob o título de Regulamento Geral de Educação Física'" (MARINHO,S.d.a, p. 57).

O ambiente educacional brasileiro dos anos 1920/1930 sofria uma renovação no método de ensino e representado pelo pensamento desenvolvimentista que o engrandecimento da pátria era por meio da escola que na época eles acreditavam ser capaz de difundi lo no pais.

“Para isso, a escola deveria ser formadora de pessoas que gerassem mão-de-obra produtiva, capaz de suprir e sustentar o processo de industrialização emergente.

Para que esses objetivos fossem alcançados, foram elaboradas várias reformas de ensino, que sob o ideário escola novista, colocaram a educação como prioridade nacional (GOELLNER, 1992).”

A educação física era primordialmente de âmbito higiênico ao corpo, trazendo ao educando um caráter de higienista, provindo da então Ginástica francesa adotada no Brasil como método oficial de educação física ou Ginástica como era chamado na época.

Desta maneira, o método Francês de Ginástica foi amplamente difundido nos ensinos primários, secundários e superior, sendo oficialmente utilizado no ano de 1940 por um "total de 88,87%" das escolas de ensino secundário do país (CANTARINO FILHO, 1982, p. 195). Nesse período a ginastica francesa perdurou como o principal senão único método da educação física brasileira. Até os anos 60 foi vinculada aos currículos brasileiros quando se iniciou o processo de esportivização generalizada nas aulas de Educação Física.

Ainda assim cabe ressaltar que mesmo mudando o quadro de ginástica do país o objetivo principal ainda era, conservara higienização dos corpos voltados para o trabalho e manutenção da mao de obra sadia para manter as industrias.

Até hoje a ginástica francesa é um método muito comum utilizado na escola brasileira, por conta de suas fortes raízes vinculadas a nossa base educacional.

Referências Bibliográficas: “http://www.conpef.com.br/anteriores/2015/artigos/8.pdf ;

 A GINÁSTICA NO BRASIL: PERCURSO NO CURRÍCULO ESCOLAR.  

Aloisio Padormo; Marilene Cesário;  Ana Maria Pereira.”

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com