TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação Física

Por:   •  7/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Complete o Quadro que segue com os dados necessários, acrescentando linhas dento do quadro.

Período Histórico

Prática Corporal/ Atividade física predominante

Público Praticante

Função

Pré-história

Caminhada, corrida, nado, pesca, caça e lançamento de objetos

Homens

Alimentação e sobrevivência

Idade Antiga

Jogos Olímpicos

Homens considerados cidadãos gregos

Homenagear Deuses

Idade Média

Cavalaria

Homens considerados cavaleiros

Busca pela vida celestial

Renascimento

Jogos com Bolas

Homens intelectuais

Resgatar a importância do corpo e do senso físico e estético

Idade Moderna

Ginásticas

Militares

Disputas entre governos

  1. A Educação Física no Brasil é implantada via Escola.  Cite as tendências que influenciaram a Educação Física Escolar desde sua inclusão no Brasil até os anos 1980. Descreva exemplos de atividades que marcaram cada uma das tendências citadas.

A história da educação física no Brasil  teve início em 1851 com a inclusão da ginástica como disciplina obrigatória no ensino primário e da dança no ensino secundário. Ambas as disciplinas foram influenciadas pelo meio médico, que visava melhorar a saúde da população por meio da educação física.

Outro marco histórico da evolução da educação física no Brasil ocorreu em 1920 com a sua inclusão como uma disciplina no currículo escolar. Dez anos depois (1930) a educação física passa a ter forte influência militar baseada na cultura europeia tais como a cultura sueca, alemã e francesa. Essa última exerceu forte influência no Brasil, tanto que utilizou-se aqui o Regulamento de Educação Física nº 07 ou método Francês. Depois desse período a educação física passou a ser influenciada por uma cultura eugênica, isso é, ligado à raça. Cultura essa que foi reforçada com a segunda guerra mundial. Com o fim da segunda guerra mundial a educação física passou a ser influenciada pelo militarismo que incentivava a prática esportiva com a finalidade de manter a população dispersa do cenário político do país. Posteriormente, esse modelo que visava o incentivo do esporte passou a ser criticado e fez com que a educação física passasse a visar o caminho científico com curso de pós-graduação e mestrado. Essa fase perdura até a presente data e a educação física é disciplina obrigatória em todas as grades escolares da educação básica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com