TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia das Olimpíadas

Por:   •  29/8/2021  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

As Olimpíadas

As Olimpíadas aconteciam numa cidade da Grécia chamada Olímpia, que deu origem ao nome do evento, “Olimpíadas”. Este termo era utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos. As Olimpíadas, hoje, acontecem de quatro em quatro anos, onde atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas.

Na época da Grécia antiga, esse evento tinha caráter religioso, pois, os gregos acreditavam que nessa cidade no monte sagrado, o Monte Olimpo, encontrava-se a morada dos deuses. Os jogos serviam como festa em homenagem aos deuses do Olimpo, destacando-se Zeus, o mais poderoso dentre eles.

[pic 1]

Os Jogos Olímpicos possuem como princípios: a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos. As Olimpíadas surgem aproximadamente em 1776 a.C nas proximidades do Monte Olimpo. Já a primeira Olimpíada da Era Moderna ocorreu no estádio Panathenaic em Atenas, em 1896.

[pic 2][pic 3]

Alguns símbolos olímpicos

Os anéis olímpicos

O símbolo dos Jogos Olímpicos foi criado em 1012 e é composto por cinco anéis entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.

As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas por Coubertin devido a frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas.

Há concepções que defendem que cada anel simboliza um continente. azul: Europa; amarelo: Ásia; preto: África; verde: Oceania e vermelho: América.

A coroa de louros

[pic 4]

A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que se transformou em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado. Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega. Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros. Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade. Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, sobretudo, nos Jogos Olímpicos.

A tocha

O Fogo Olímpico, também intitulado de Tocha das Olimpíadas, é um dos mais importantes símbolos relacionados às Olimpíadas. A Tocha comemora o roubo feito do fogo de Zeus, o deus grego, feito através de Prometeu, e sua origem remonta a Grécia Antiga, na qual era conservado durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos (Maiores informações sobre o Mito de Prometeu disponível no item Recursos Complementares).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (612.5 Kb)   docx (582.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com