TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Futebol e Mudanças nas Regras

Por:   •  19/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

Futebol

        O futebol hoje é o esporte mais praticado mundialmente em relação a outros esportes. No Brasil essa modalidade está ligada intrinsicamente com a cultura brasileira, que chegou ao país em 1894. Com o passar dos anos, o esporte passando a ser mais competitivo o Brasil sediou a 4° edição da copa do mundo em 1950, primeira no país, onde foi realizadas nas cidades de  Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

        Com o passar dos anos o futebol vem sempre sendo modificado, ou seja, aprimorado para maiores performances no meio competitivo, junto como a ajuda da tecnologia, desde a parte técnica, física e até mesmo regras modificadas.

História do Futebol

        No início o futebol era uma forma de ritual de guerra, mas com o passar dos tempos essa modalidade foi modificada e organizada na Inglaterra, por volta de 1863. Esse ritual era aplicado pela China, por volta de 2600 a.C., chamado TsüTsü. Nessa época os praticantes da modalidade utilizava a cabeça de um líder inimigo como bola a ser chutada pelos vencedores de um atrito. Já no Japão, no mesmo período da china, ocorre uma prática do “futebol”  chamada Kemari, onde os participantes tenta ter um controle da bola nos pés, ainda hoje é praticado naquela região.

        O futebol começou a ser praticado como esporte de maneira menos violenta no século IV a.C. em Roma, onde o jogador deveria levar a bola com os pés até o lado adversário. Esse modelo começa a criar uma forma parecida com o modelo atual.

        Em solo inglês, o futebol foi regularizado, sendo colocado regras na prática da modalidade. Em 1863, uma reunião a Freemason’s Tavern, organizou a prática desse esporte. Nessa reunião participou 11 colégios, e esse é um dos motivos de ser 11 o número de jogadores em cada equipe.

        No Brasil, o futebol foi introduzida por Charles Miller oficialmente, em 1894, no Rio de Janeiro. A primeira partida de futebol no país ocorreu em 1901, onde um time brasileiro disputou contra uma equipe inglês, o placar final ficou em 1X1. A partir de então, o Brasil passou a ser incentivado para criar novos times para a disseminação do esporte pelo país.

Primeiras regras do futebol e evolução no sistema tático

        Em 1863 foi criado 13 regras para o Football Association, na Inglaterra, esse foi o momento onde nasce o futebol moderno. As regras estipuladas foram escritas em um livro que ficou conhecido como Football Association 1863 Minute Book (ou FA Minute Book). Algumas delas estavam relacionadas às faltas cometidas e ao tamanho do campo de jogo. Eram permitidas as jogadas com as mãos e não havia ainda as figuras do goleiro e do árbitro. Além disso, o tempo não era estipulado, nem existiam o impedimento e o pênalti.

No sistema de jogo tudo teve início a partir de 1860, onde foi adotado o máximo de onze jogadores para cada lado. Em 1863, começou-se a pensar como os atletas deveriam se posicionar dentro de campo – assim, foi criado o primeiro sistema de jogo do futebol, um zagueiro e um médio volante, que teriam obrigações defensivas. O sistema ofensivo era formado por oito jogadores, caracterizado como sistema (1x1x1x8). Daí por diante vieram muitos outros sistemas, (1x1x2x7) em 1870, sistema (1X2X3X6) em 1871, sistema (1X2X3X5) em 1883 e os dois sistemas mais utilizados na atualidade (1X4X4X2), além do (1X3X5X2), comum na Europa.

As regras do futebol atualmente

Algumas regras do futebol propostas no século XIX foram adaptadas e expandidas, o que hoje totaliza 17 regras.

  • Regra 1: O terreno do jogo
  • Regra 2: A bola
  • Regra 3: os jogadores
  • Regra 4: equipamento dos jogadores
  • Regra 5: o árbitro central
  • Regra 6: os árbitros assistentes
  • Regra 7: duração da partida
  • Regra 8: o início e o reinício do jogo
  • Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo
  • Regra 10: o gol
  • Regra 11: o impedimento
  • Regra 12: faltas e condutas irregulares
  • Regra 13: tiro livre direto
  • Regra 14: pênaltis
  • Regra 15: arremesso lateral
  • Regra 16: tiro de meta
  • Regra 17: o pontapé de canto

Curiosidades:

  • A pesar do futebol brasileiro ter grande quantidades de negros na prática do futebol, no início era proibido a prática do esporte aos negros recém libertos em 1888. Apenas em 1988, a Federação Brasileira de Sports(FBS) autorizou a participação dos mesmos. Historiadores apontam que o governo e os clubes justificavam a medida para evitar manifestações racista na época. A primeira equipe a permitir negros foi o Clube de Regatas Vasco da Gama, onde o time conquistou o campeonato carioca em 1923. Com o desempenho do Vasco os outros clubes também aceitaram jogadores negros.

  • De acordo com Alcântara (2006), cerca de 76% de todosos jogadores de futebol que atuam no país ganham até dois salários mínimosmensais enquanto atletas como Rogério Ceni, atuando no Brasil, e Ronaldinho Gaúcho, na Itália, ganharam aproximadamente 300 mil reais e 23 milhões de euros respectivamente neste mesmo período.

Considerações finais

        Apesar do futebol ser mais visto como um esporte, hoje essa modalidade possibilitou uma grande gama de pessoas terem uma oportunidade mesmo que ela seja difícil, pois hoje esse esporte em comparação com muitas outras modalidades não existe um forte preconceito em relação de onde um jogador qualquer nasceu ou sua raça e sua condição financeira, principalmente no Brasil, e isso faz com que o futebol seja uma riqueza na nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com