TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCACAO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/10/2016  •  Artigo  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA EDUCACAO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOSLAINE COLUSSI

RUBIA MOMOLI

RESUMO

Com o presente artigo vamos apresentar uma reflexão sobre as aulas de Educação Física no desenvolvimento da criança nas séries iniciais, ou seja na educação infantil. Será abordado aspectos dos alunos através do movimentar-se humano e as contribuições destas experiências para o período de crescimento da criança e todo o processo de formação social.

  1. INTRODUÇÃO

A legislação da educação brasileira estabelece que a educação básica seja compreendida em três níveis de ensino, sendo eles: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Neste artigo nosso foco de estudo será a educação infantil, onde se encaixam as crianças de 0 a 6 anos de idade, e são atendidas nas creches e pré – escolas como pode ser encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Nesta fase da vida da criança devemos proporcionar a ela estímulos para que apresentem movimentos variados desenvolvendo assim habilidades motoras, entre outros fatores de diferentes aspectos. É na escola o lugar de descobertas e de ampliação de experiências individuais, culturais, sociais e educativas, onde apresenta-se a criança um ambiente diferenciado do que ela vive com a família. Compreendemos assim que a educação física tem seu papel fundamental possibilitando e proporcionando as crianças a diversidade de experiências onde elas possam brincar, inventar, descobrir novos movimentos, se expressar entre outros aspectos. É um mundo de imaginação, criação e experiências com o próprio corpo servindo assim como interação social, para que a criança descubra seus limites e expresse seus sentimentos através da linguagem corporal. Para Collelo,  “a educação pelo movimento é uma educação psicomotora de base que visa atingir a criança no plano afetivo, isto é na capacidade de se relacionar com os outros e com as coisas, e no desenvolvimento funcional, seja na capacidade de ajustamento, seja na organização dos campos exteroceptivo ( percepção espaço temporal) e proprioceptivo ( percepção do corpo e das sensações). Em outras palavras poderíamos afirmar que a educação pelo movimento visa conjugar os fenômenos motores intelectuais e afetivos, garantindo ao homem melhores possibilidades de aquisição instrumental e cognitiva, bem como na formação da sua personalidade” (1995, p. 23). Desta forma, por intermédio de ações sobre atitudes e movimentos corporais, a educação pelo ou através do movimento abrange ao ser em um contexto total, sendo que o ato motor não ocorre isoladamente, o movimento adquire significado dentro de um contexto, seja ele jogo, brincadeiras, expressões etc...

        Diversos autores entre eles Cratty (1975) apontam o corpo como meio de conhecimento para os demais aspectos. No início todo conhecimento é motor, posteriormente se divide em três ramos: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. O movimento é o meio de expressão fundamental das crianças na educação infantil.

  1. O desenvolvimento da criança na educação infantil e o processo de formação humana:

O desenvolvimento inclui todos os aspectos de comportamento humano, para entender este processo de formação humana é classificado em três áreas: cognitivo, afetivo e psicomotor. O desenvolvimento em seu sentido mais puro refere-se a alterações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo. Keogh e Sugden ( 1985) definiram o desenvolvimento como alteração adaptativa em direção à habilidade. Esta definição implica, que no decorrer da vida é necessário ajustar, compensar ou mudar a fim de obter ou manter a habilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com