TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física No Ensino Infantil

Ensaios: A Educação Física No Ensino Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

PRÓ-REITORIA DE ENSINO GRADUAÇÃO – PROGRAD

CAMPUS XVII – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO; EDUCAÇÃO FÍSICA – PLATAFORMA FREIRE.

PÓLO DE BOM JESUS DA LAPA - BA

Arizelia Pereira Santos

A Educação Física No Ensino Infantil

Bom Jesus da Lapa

2014

Arizelia Pereira Santos

A Educação Física No Ensino Infantil

Projeto apresentada como requisito de avaliação da disciplina Fundamentos Teóricos a Metodológicos da Ação Pedagógica V do Curso de Licenciatura em Educação Física da Plataforma Freire na Universidade do Estado da Bahia sob orientação do Professor Orientador Frederico Euler.

Prof. Frederico Euler

Bom Jesus da Lapa

2014

1 – TEMA

A educação Física no Ensino Infantil

2. APRESENTAÇÃO

Através da realização desse projeto, queremos trazer de volta o interesse das aulas de Educação Física nas séries iniciais, que nos últimos tempos não tem tido a sua devida importância e não vem sendo aplicado da maneira correta tendo-se uma noção muito errônea do que se deve trabalhar nas aulas de Educação Física nas séries iniciais.

A importância da prática do movimento nas séries iniciais é a melhor forma para Resgatar o trabalho de tonicidade, relaxamento, lateralidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal, etc. Para que a criança entenda suas habilidades e consiga assimilá-las a outras atividades dentro e fora da escola.

De acordo com, Canfield (2000), não se pode negar a importância de o aspecto motor ser trabalhado no decorrer da infância do ser humano; desta forma a escola, enquanto meio educacional, é responsável por oferecer a oportunidade de uma ótima vivência motora, pois ela será determinante no processo de desenvolvimento da criança.

A Educação Física tem a finalidade de formar o indivíduo fisicamente, mentalmente e espiritualmente sadio (Valadares e Araújo, 1999).

Resgatar o trabalho de tonicidade, relaxamento, lateralidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal, coordenação motora, discriminação auditiva, etc.

A Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20/12/1996 orienta para a integração da Educação Física a proposta pedagógica da escola, responsabilizando a própria escola e o professor pela ação educativa

3 – INTRODUÇÃO

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Educação Física possibilita aos alunos o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social. As aulas de Educação Física na educação infantil do 1º ao 5º ano, devem refletir sobre o papel da própria educação nesse nível de ensino, pois ela não deve estar desconectada do que é previsto para a escola. Os PCN, fala que a

Educação Física seja um espaço de formação e informação na aprendizagem e para formação do ser.

O processo de aprendizagem na educação física deve acontecer de forma que o educando compreenda sua realidade e seja capaz de pensar o ser humano como um todo, não podemos separar corpo e mente; assim a disciplina será na escola uma importante base para o aluno na busca do entendimento do que acontece em sua volta e consigo mesmo.

Segundo, (FREIRE; SCAGLIA, 2007). ”O trabalho com as atividades físicas durante toda a infância das pessoas é um aspecto diretamente relacionado à formação de um jovem e/ou adulto fisicamente ativo ou não, e consequentemente mais ou menos saudável”.

É importante, destacar que a Educação Física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com