TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR O PERFIL ANTROPOMETRICO DE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS DE IDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ITUMBIARA-GO NA PREVENÇAO DA OBESIDADE

Por:   •  7/5/2021  •  Artigo  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA-GOIAS

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

TUANY DE CASSIA ALVES FLAUSINO

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR O PERFIL ANTROPOMETRICO DE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS DE IDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ITUMBIARA-GO NA PREVENÇAO DA OBESIDADE

ITUMBIARA

2020

TUANY DE CASSIA ALVES FLAUSINO

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR O PERFIL ANTROPOMETRICO DE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS DE IDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ITUMBIARA-GO NA PREVENÇAO DA OBESIDADE

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO–Universidade Luterana do Brasil com a finalidade de grau pretendido.

 Orientador: Me. Weder Alves da Silva

ITUMBIARA-GO

2020

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO        05

2. REFERENCIAL TEÓRICO        07

2.1 ANTROPOMETRIA...................................................................................................07

2.2 OBESIDADE         07

2.3 OBESIDADE INFANTIL        08

3. METODOLOGIA........................................................................................................12

4. ANÁLISE DE DADOS................................................................................................13

5. RESULTADOS.............................................................................................................13

6. CONCLUSÃO..............................................................................................................15

7. REFERÊNCIAS...........................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos o tema obesidade vem sendo muito discutido, principalmente no Brasil e em diferentes classes sociais. Existem vários estudos que apontam que essa doença pode ser considerada o problema do século.  

Freitas, et al (2009, p. 9), afirma que a “obesidade é uma doença crônica considerada um grave problema de saúde pública e pode ser definida pelo excesso de gordura corporal.”

A obesidade tem sido apontada como a doença mundial que cresce de maneira gradativamente e dessa forma tem caráter epidemiológico e é considerada o grande problema de saúde pública na atual sociedade (DIAS, 2017).

De acordo com Camargos (2019) A obesidade infantil e o sobrepeso configuram um dos grandes problemas de saúde pública do mundo, isso porque há um crescimento na prevalência da doença.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, (2002) aproximadamente 33% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso, o que acumula um aumento de 110% no percentual de pessoas obesas no país.

Já a Organização Mundial de Saúde (2004) prevê para 2025, um crescimento na obesidade, que deve atingir mais de 700 milhões de pessoas. Ainda segundo a OMS, crianças obesas e com sobrepeso, podem chegar a 75 milhões em todo o mundo, dos quais 11,3 milhões no Brasil.

Segundo Silveira et al, (2017) o Brasil vive um momento de transição nutricional, ou seja, estão ocorrendo mudanças nos padrões alimentares dos indivíduos em consequência de modificações em sua dieta decorrente de mudanças sócias, econômicas e influência da mídia.

 Sulzbach (2012) aponta que a obesidade na infância pode acarretar sérios problemas para a saúde como hipertensão, colesterol alto, problemas cardíacos, morte prematura, entre outras complicações para a saúde.  

O autor supracitado ainda ressalta que o aumento dos casos de obesidade na infância é preocupante e tornou-se um problema mundial.  Já se sabe que o sedentarismo associado à má alimentação são as principais causas da obesidade. Sendo assim é importante que neste caso seja priorizado a prevenção e a mesma deve ser feita ainda na infância, pois nessa fase podem-se evitar consequências que poderão aparecer na vida adulta.

 Diante do exposto anteriormente é importante ressaltar que a avaliação do estado nutricional tem se tornado uma estratégia importante e eficaz para o diagnóstico precoce de distúrbios nutricionais.

Silveira et al, (2017) diz que as medidas antropométricas é um método importante na indicação de risco à saúde, principalmente ao se tratar da obesidade. Essas medidas são fundamentais para medir e avaliar, e assim auxiliar as pessoas a controlar certos riscos. (SILVEIRA et al, 2017)

A obesidade na infantil é preocupante e tornou-se um problema mundial.  Já se sabe que o sedentarismo associado má alimentação são as principais causas da mesma. Sendo assim será possível que crianças de dois a quatro anos tenham condições de ter uma boa qualidade de vida? O perfil antro métrico de fato auxilia em desfavor da obesidade?

Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar o perfil antropométrico de alunos de três a quatro anos de idade da rede municipal de ensino da cidade de Itumbiara-Go.

Sabendo que nesse contexto, o acompanhamento do desenvolvimento infantil é indispensável, para que a detecção e tratamento da obesidade sejam executados de forma precoce e eficaz.

Com isso os objetivos específicos desta pesquisa são descrever parâmetros e os riscos da obesidade infantil, apontar as patologias associadas à obesidade dando evidência as que ocorrem nesta faixa etária. Além de ressaltar o notável papel do profissional de Educação física no processo contra a obesidade.

O atual trabalho se justifica afirmando que é de extrema importância avaliar o perfil antropométrico das crianças para que consequências futuras não ocorram. Pois a avaliação do estado nutricional tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou em uma comunidade, visando a estabelecer atitudes de intervenção.

Os índices antropométricos são utilizados como principal critério desse acompanhamento e o mesmo auxilia n diagnóstico precoce permitindo o melhor conhecimento é a melhor forma de direcionar ações futuras para o cuidado à vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com