TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atual Perfil Do Administrador

Monografias: Atual Perfil Do Administrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.634 Visualizações

Página 1 de 6

O ATUAL PERFIL DO ADMINISTRADOR

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, para o exercício das funções de administrador - planejar, organizar, dirigir e controlar – não basta possuir um currículo vasto de informações que mostrem os cursos realizados e certificados adquiridos. O mercado, cada vez mais exigente, necessita de pessoas com conhecimentos diversificados em todas as áreas, que saibam como coordenar seus subordinados com eficácia e direcioná-los para que possam realizar suas obrigações de forma correta e satisfatória. O atual administrador deve acompanhar o ritmo destas rápidas mudanças.

Para obter o sucesso na organização, esse profissional deve ter, além das qualidades profissionais, perfil adequado para o trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal com os subordinados. Essas competências contribuem para o bom andamento da empresa, direcionando-a para o sucesso.

Por que a existência desse tipo de perfil pode dar certo na empresa? No trabalho realizado em parceria, os patrões tendem a obter melhores resultados uma vez que as solicitações, por terem sido discutidas de forma compartilhada, serão melhor entendidas e cumpridas por seus subordinados. Adotando a tomada de decisão descentralizada (em conjunto com toda equipe) o trabalho terá maiores chances de alcançar um resultado satisfatório.

O administrador na atualidade, deve buscar a realização de seus objetivos, interagindo positivamente com seus funcionários, mantendo uma boa liderança e um ambiente saudável e propício a uma excelente produção.

2. O PERFIL DO ADMINISTRADOR

Para a definição do perfil profissional de um Administrador exigem-se pré-requisitos tais como agilidade, coletividade, multifuncionalidade, habilidade para trabalhar em equipe, atitude, e busca constante de conhecimento. Além disso, a troca de experiências, uma visão crítica da empresa, a capacidade de entender as estratégias, como também a capacidade de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas exigem, são pontos a serem considerados.

O profissional de Administração ou "Gestor de Conhecimentos" precisa da criatividade, da agilidade, da capacidade de se modificar e de se adaptar continuamente.

( MELLO,2007)

O perfil do Administrador inclui conhecimentos, valores, habilidades e atitudes. Santiago (apud CHIAVENATO, 1993) considera que “a tarefa básica da administração é de fazer as coisas por meio das pessoas. A administração revela-se nos dias de hoje, como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidades e desafios”.

O perfil desejado do administrador da atualidade deve “mostrar” o que ele é capaz de fazer tanto nas organizações, quanto na vida em sociedade. Os valores devem estar presentes no perfil do administrador e são entendidos como um conjunto de princípios que uma pessoa deve observar. São fundamentais no sentido de indicar as ações humanas. Um Administrador decidido, inteligente, mas que no ambiente das organizações se presta à fraude e à mentira e que acaba praticando atos que não contribuem para a dignidade humana, não será um Administrador com o perfil desejado pela Sociedade. Segundo Eva Nick (1997, p. 190), “o valor é um conceito abstrato, que define, em relação a um indivíduo ou a uma unidade social, quais são as finalidades desejáveis ou os meios aconselháveis e apropriados para atingir essas finalidades.” (PERIARD, 2008)

3. O QUE MUDOU NO PERFIL DO ADMINISTRADOR DO PASSADO E O DA ATUALIDADE:

Segundo Wick e Leon (apud MARIANO; REIS; ZEPF; SILVA; TEIXEIRA, 2007, p.10), pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro conforme quadro abaixo:

OS ADMINISTRADORES DO PASSADO OS ADMINISTRADORES DA ATUALIDADE

Aprendiam quando alguém lhes ensinava. Procuram deliberadamente aprender.

Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula. Reconhecem o poder do aprendizado. decorrente da experiência de trabalho

Responsabilizavam o chefe pela carreira Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira.

Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento. Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava de pequenas reciclagens. Encaram a educação como uma atividade permanente para a vida toda.

Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados profissionais. Percebem como o aprendizado afeta os negócios.

Deixavam o aprendizado a cargo da instituição. Decidem intencionalmente o que aprender.

Quadro 01 - Análise comparativa entre os Administradores do passado e os Administradores do terceiro milênio.

Fazendo uma comparação entre as organizações de antes e a atual, tem-se uma ideia de como a administração evoluiu com o passar dos anos:

ANTES ATUAL

Vertical (Poder e decisões vêm de cima) Horizontal (Poder e decisões em conjunto)

Centralizada (Maior concentração do poder decisório na alta administração) Descentralizada (Menor concentração do poder decisório na alta administração)

Rígida (Difíceis às mudanças) Flexível (Aberto às mudanças)

Imutável (que não está sujeito a mudanças) Mutável (que é sujeito a mudanças)

Quadro 2 – Comparativo entre as organizações antiga e atual.

Observa- se que a administração antiga era bem rígida e não aceitava opiniões de terceiros, já na atual, a flexibilidade e a descentralização do poder fez com que se tornasse mais fácil a comunicação entre os colaboradores de uma organização, fazendo com que estes se sentissem mais úteis expondo opiniões e participando ativamente das decisões, resultando em satisfação e motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho da empresa.

4. AVALIAÇÕES POSITIVAS QUANTO AO PERFIL DO ADMINISTRADOR DA ATUALIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com