TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EXERCICIO FÍSICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS

Por:   •  17/2/2018  •  Bibliografia  •  8.109 Palavras (33 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


AGRADECIMENTOS[pic 13]

Quero agradecer aos professores que me apoiaram a cada questão sem resposta, me direcionando no caminho correto de todas as coisas que me levassem a concluir este trabalho de conclusão de curso, aos meus pais que conseguiu me apoiar ate o fim desta caminhada em busca da caminha profissional, quero agradecer também ao meu coordenador que desde o primeiro dia de aula contribuiu como pode para deixar-nos o mais profissional possível.  


ALMEIDA, Eliziane Santos, SANTOS, Jonathan Junior. A importância do exercício físico para crianças e adolescentes obesos. 2016. 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física – bacharelado) – (Universidade Norte do Paraná), Arapongas, 2016.

[pic 14]

RESUMO

Apontar o mal que a obesidade pode causar para as crianças e os adolescentes, trazer os benefícios do exercício para o tratamento deste problema que se tornou uma questão de saúde publica. Apresentar quais são os melhores exercícios para esta idade e a importância do profissional de educação física na prevenção e do controle da obesidade. Foram realizadas pesquisas literárias em diferentes livros, artigos com relação às complicações, verificou se também que a obesidade pode causar diretamente problemas no sistema cardiovascular, cardiorrespiratório, articulares, diabetes, colesterol, dislipidemia, entre questões psicológicas envolvendo seu dia a dia na escola. Com isso apresentaremos exercícios físicos que vem com o intuito de prevenir e combater as complicações, criando um aumento à resistência muscular inicialmente logo mais desenvolvendo força muscular, aumentando também o metabolismo basal, melhorando a aptidão física. Todo este trabalha tem que ser feito por um profissional formado, que tenha a licença para desenvolver um trabalho de importância orientação para a criança e o adolescente.

Palavras-chave: Obesidade; Criança; Adolescentes.

ALMEIDA, Eliziane Santos, SANTOS, Jonathan Junior. A importância do exercício físico para crianças e adolescentes obesos. 2016. 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física – bacharelado) – (Universidade Norte do Paraná), Arapongas, 2016.[pic 15]

ABSTRACT

Pointing out the evil that obesity can cause for children and adolescents, Bring the benefits of exercise for the treatment of this issue that has become a matter of public health. Submit. What are the best exercises for this age and the importance of physical education professional in the prevention and control of obesity. Research was carried out in literary different books, articles with regard to complications, it was also found that obesity can cause problems directly on the cardiovascular system, Respiratory tract, joints, diabetes, cholesterol, dyslipidemia, between psychological issues involving their day-to-day at school. With this present physical exercises that come with the aim of preventing and combating the complications, Creating an increase in the muscle resistance initially soon developing muscular strength, Also increasing the basal metabolism, improving physical fitness. All this work has to be done by a professional trained, who has the license to develop a work of importance guidance for children and adolescents.            

Key-words: Obesity; Child; Adolescents.

  1. SUMÁRIO[pic 16]

1        INTRODUÇÃO        7

2        A OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS A SAUDE.        10

3        COMPLICAÇÕES QUE A OBESIDADE PODE CAUSAR.        13

3.1 Cardiovascular        14

3.2 – Cardiorrespiratórios        16

3.3 Aspectos psicológicos        17

4        OS BENEFICIOS E RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS        18

4.1-        Exercícios de Força e resistência muscular        18

4.2 Exercícios cardiorrespiratórios        20

5        IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NA PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICOS PARA CRIANCAS E ADOLECENTES NA OBESIDADE.        23

6        REFERÊNCIAS        27


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa expor o problema que a obesidade na infância e na adolescência tem causado no Brasil e no mundo, um resultado que vem colocando este problema como epidêmico, levantando muitas questões a serem discutidas e resolvidas por estar chegando a uma questão de saúde pública mundial. Com o passar dos anos as pessoas começaram a se preocupar mais em trabalhar para buscar um melhor padrão de vida perante a evolução do mundo. (GARCIA, JUNIOR, 2014).

A diferença disso que no passado havia necessidade da busca do alimento através da caça onde demorava dias para conseguir, consequentemente nosso cérebro veio se adaptando a esta dificuldade, e começou a obter o máximo de acúmulo de energia sobre forma de gordura, que teoricamente será usada quando não tiver comida. (GARCIA, JUNIOR, 2014).

Mas com esta mudança, hoje sofremos a consequência do mundo mais tecnológico, que proporciona facilitações no geral, como no dia a dia as pessoas não tem tempo de parar para comer, isso faz com que elas busquem uma alimentação inadequada, como frituras e refrigerantes, aumentando a ingestão de calorias e o nível de açúcar no sangue. (POLLOCK ET AL, 2013). Mas também temos o fator transporte que dá uma comodidade para as pessoas em caminhar menos, independente se é transporte público ou particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (323 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com