TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA prevenção da gravidez na adolescência na visão de adolescentes E Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos

Por:   •  7/7/2017  •  Resenha  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ[pic 1]

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU

Programa Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente

RESENHA CRÍTICA:

“Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente”

DIVINÓPOLIS, 2015

RESENHA CRÍTICA:

“Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente”

Atividade apresentada à Universidade São João del-Rey, como parte das exigências para a obtenção de créditos na disciplina “Indicadores, Políticas e Rede de Atenção à Saúde do Adolescente”.

Divinópolis, junho de 2015.

Programação de atividade: Resenha do artigo A prevenção da gravidez na adolescência na visão de adolescentes[1]

O texto traz a visão de adolescentes sobre a prevenção da gravidez na adolescência em uma escola do Município de Divinópolis, Minas Gerais. De início, na introdução o texto contextualiza a adolescência como um período que marca a transgressão das regras, favorecendo a ocorrência da gravidez no que concerne às experiências sexuais. A gravidez na adolescência torna-se um fator ao mesmo tempo de risco e instabilidade social para as adolescentes e problema de saúde pública e econômica para o Estado.

Os autores lembram que apesar de várias implicações desfavoráveis ocasionadas pela gravidez na adolescência, muitas adolescentes tem o desejo de engravidar como uma forma de solucionar seus problemas sociais e familiares. Disso decorrem duas posições a serem tomadas pelas políticas públicas: antecipar-se a essas demandas psicossociais das adolescentes e, uma vez que essa atitude preventiva não consiga atingir o seu objetivo, instrumentalizar a Atenção Primária para a promoção de ações que diminuam o impacto das situações problemáticas decorrentes da gravidez na adolescência.

Visando conhecer melhor o paradigma da gravidez na adolescência, o trabalho apresenta como metodologia a pesquisa de natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Com o estudo sendo realizado em uma escola municipal de nível fundamental da cidade de Divinópolis, foram realizadas entrevistas semiestruturada com 14 adolescentes, gravada após consentimento do entrevistado. O roteiro da entrevista propõe questões sobre prevenção da gravidez.

Como resultado das entrevistas, de forma geral todas os adolescentes concordaram que é de suma importância a prevenção. Ao descreverem o porquê da importância, usaram como argumento os fatores de riscos práticos e sociais, tanto para elas como para o bebê. O que o texto não traz é que a fala das adolescentes pode ter influência do discurso dominante que escutam nos diversos meios educativos, o que não representa o mesmo que concordam.

Com relação ao conhecimento sobre o uso dos métodos contraceptivos, a camisinha foi a mais lembrada, verificou-se que elas conhecem os métodos, mas, no geral não sabem usar corretamente. Inclusive, observando o relato das vivências sexuais, apesar de saberem dos métodos, nem sempre o uso ocorre. Um dos motivos é justamente o não acesso aos serviços de saúde adequados. As barreiras apontadas ao acessar os serviços de saúde referem-se principalmente “à qualidade do atendimento oferecido e ao constrangimento que sentem em função desse tipo de assistência à saúde. O atendimento é considerado ruim e os profissionais pouco cordiais” (pag.34). Em contrapartida, as informações obtidas no meio familiar foram dadas como satisfatórias. A questão é: as famílias estão realmente capacitadas para a educação sexual dos filhos?

O texto na parte que propõe a discussão infere sobre as implicações surgidas na fala dos adolescentes entrevistados e a situação real que se observa no âmbito da gravidez na adolescência de acordo com dados da saúde pública e literatura. São várias as complicações decorridas do impacto de se ter filhos na adolescência. Entre a perda de oportunidades, mudança no estilo de vida característica dessa faixa etária, conflitos sociais e familiares, comprometimento com a saúde da mãe e bebê entre outros, observa-se também a falta de aparelhos por parte das políticas públicas tanto no âmbito de medidas preventivas como remediativas. Mesmo os recursos disponibilizados, como os contraceptivos, nem sempre são utilizados pelos adolescentes, e quando o são, em grande proporção é feito de forma inadequada. Caracteriza a pouca efetivação de competências por parte das políticas de educação e saúde, além da pouca oferta de programas destinados ao público.

Os autores do texto apontam para o imperativo de valer-se da família e escola como meios propícios para conduzir práticas em educação sexual. Por outro lado, para resultados mais coerentes, de duas fontes de saberes em questão, a saber, dos profissionais e adolescentes, aqueles necessitam de mais capacitação e esses terem mais voz para discorrer sobre. Por fim, o texto nos faz sugerir que, mesmo em tempos de informação acessível, serviços educativos e paliativos, existe algo a mais a se fazer que alcance a adolescência a partir de suas características, necessidades e anseios. Portanto que se consiga se manter do interesse dos adolescentes para que deles surja o interesse de serem mais conscientes participativos no que concerne às vivências sexuais de forma segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com