TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Artigo Influência do Treinamento Aeróbio e Anaeróbio na Massa de Gordura Corporal de Adolescentes Obesos

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Influência do Treinamento Aeróbio e Anaeróbio na Massa de Gordura Corporal de Adolescentes Obesos

FERNANDEZ, Ana Claudia. et al.

A obesidade é causada por uma quantidade excessiva de tecido adiposo, acumulada por todo o corpo. Pode ser causada por doenças endócrinas ou por má nutrição, com ingestão de alimentos muito calóricos, e pela falta de atividades física, levando a um balanço energético desfavorável.

O objetivo do estudo é verificar a influencia do treinamento aeróbio e anaeróbio na composição corporal de adolescentes obesos.

O estudo foi feito com adolescente obesos do sexo masculino, com idades entre 15 e 19 anos, que foram distribuídos em três grupos: Grupo 1, de treinamento anaeróbio, com duração de três meses e orientação nutricional; Grupo 2, de treinamento aeróbio, com duração de três meses e acompanhamento nutricional; Grupo 3,com o GrupoControle, que não realizou nenhum tipo de treinamento, mas obtiveram orientação nutricional durante três meses, assim como os outros grupos.

Todos foram submetidos à avaliação antropométrica, clínica, de composição corporal e aptidão física antes do projeto.

Realizaram seus respectivos treinamentos físicos (grupo 1 e 2) e receberam orientação nutricional durante esse período de três meses (todos eles).

O Grupo 1 de treinamento anaeróbio utilizou o método de treinamento intervalado, realizado com séries de trabalho na bicicleta ergométrica, utilizando carga equivalente a 25 wattx x 0,8% de sua massa corporal, durante 30 segundos, com intervalos de recuperação ativa (andando) de 3 minutos;

O Grupo 2 de treinamento aeróbio, também utilizando bicicleta ergométrica, três vezes por semana, por um período inicial de 40 minutos, passando para 50 minutos no segundo mês e 60 minutos no terceiro mês. O aumento da sobrecarga foi feito na duração do treinamento, não na intensidade, levando em consideração a porcentagem do consumo máximo de VO2;

A avaliação nutricional (incluindo o Grupo 3, que ficou somente a base da deita nutricional), foi feita por um nutricionista que acompanhou a realização do projeto, onde atendeu os voluntários três vezes durante todo o projeto, sendo uma no início, outra no meio e outra ao fim do mesmo.

Desta forma, conclui-se que o exercício físico, tanto aeróbio como anaeróbio, aliados a uma dieta nutricional, promovem maior redução de gordura corporal, do que a orientação nutricional somente.

O exercício anaeróbio mostra-se mais eficiente para a diminuição do percentual de gordura corporal, que o exercício aeróbio e somente a orientação nutricional.

Referência Bibliográfica

FERNANDES, Ana Claudia. Rev Bras Med Esporte Vol. 10, nº3_ Mai/Jun, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com