TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musculação Femenina

Por:   •  15/6/2021  •  Artigo  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

A MUSCULAÇÃO E SEUS REFLEXOS  NA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES

Osmair Symczacka[1]

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo explanar os fatores que levam o grupo femenino a  adesão da prática da musculação, analisar a importância desses motivos para a qualidade de vida desse público, bem como verificar quais são os principais benefícios adquiridos através de tal atividade. Sabemos que o mito de a musculação ser uma atividade voltada ao público masculino vem se extinguindo a anos, e que na atualidade é super comum as mulheres aderirem tal exercício de resistência, porém como todos os seres humanos, elas possuem limitações que devem ser respeitadas, porém estudos comprovam que a musculação se realizada corretamente só trará benefícios a vida dos praticantes.

Palavras-chave: Musculação; Mulheres; Qualidade de vida


  1. INTRODUÇÃO

A  atividade  corporal  faz  parte  do  cotidiano  do  ser  humano  desde  sua existência. Por meio do seu corpo que ele se relaciona com o mundo e com outras pessoas, garantindo a sobrevivência. O ser humano não existe sem o movimento (PEREIRA, 1988), desta forma o treinamento de força vem a ser um componente importantíssimo no dia a dia das pessoas, destarte o tema do presente trabalho é a musculação com ênfase no grupo femenino.

O objetivo geral está em averiguar quais são os fatores que levam tal grupo a optarem pela musculação ao invés de outra modalidade de exercício.

Os objetivos específicos são:

a) Analisar o significado e a história geral da musculação, tendo em vista que  sua origem se deu há muitos anos atrás na Grécia Clássica e passou por uma série de atualizações e modificações até a atualidade.

b) Investigar se a  musculação está presente na vida das pessoas, principalmente das mulheres, bem como se as mesmas enfrentam alguma dificuldade ou limitação em decorrência de seu gênero. Sabemos que todos os seres humanos possuem suas limitações, as quais devem ser respeitadas e as atividades carecem ser adequadas para tais insuficiências, fazendo assim com que a prática de tal atividade proporcione melhorias e benefícios aos praticantes.

c) Explanar os benefícios que a musculação pode trazer especificamente ao público femenino.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A origem da musculação é mais antiga do que imaginamos, ela não tem uma data fixa, porém sabe-se que seu início se deu na Grécia Clássica durante as olimpíadas.  

Foram encontradas diversas rochas e paredes com marcações, e a partir de então descobriu-se que as mulheres desde aquela época já cuidavam de seus corpos e realizavam tais atividades.

Segundo MIRANDA, 2014:

Em meio ao cenário de cultura corporal da Grécia Antiga surgem as práticas que deram origem à Musculação. Bittencourt (1984) afirma que foi Milon de Crotona, atleta seis vezes campeão dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, deu base às primeiras práticas da musculação, uma vez que o atleta realizava seus treinamentos com um bezerro às costas. À medida com que o bezerro crescia, o atleta era favorecido com relação à força. Outro indício do princípio da musculação foi a prática do levantamento de peso. Segundo Bittencourt (1984, p. 06):Os levantamentos de peso não faziam parte do programa oficial em Olímpia. Entretanto, foi encontrada nesta cidade uma pedra com o peso de 143,5 Kg, com local para empunhadura e inscrições que diziam ter o atleta Bybom a levantado, acima de sua cabeça, com uma das mãos.

E com o passar dos anos, as pessoas foram pegando gosto por esta modalidade de exercício, onde foram criando diversos tipos de competições, as quais foram tomando espaço até mesmo nas escolas e passaram a ser utilizadas na preparação da grávida no momento do parto, e entreposta em empresas como atividade laboral.

 Podemos dizer que a musculação é uma excelente atividade física realizada com a utilização da resistência e de pesos externos, ela ajuda no ganho de força e potência.

Segundo LAFAIETE  (2020, p.29):

A musculação, uma modalidade de treinamento de força, é uma das principais atividades físicas praticadas no país, principalmente pelos seus inúmeros benefícios nas mais diferentes áreas, como a estética e a saúde, além de ser utilizada como uma forma de aumentar os marcadores de treinamento e o condicionamento físico.

Aliás, importante articular que  tal atividade não é considerada uma prática esportiva porém, ajuda inúmeros atletas a alcançarem seus objetivos bem como auxiliam na construção de um físico “ideal”.

 

Todas as atividades físicas possuem benefícios multidimensionais, sendo eles relacionados ao A, à mente, ao espírito e às relações sociais. Negar todas essas esferas é realizar uma leitura rasa e superficial dessas atividades (MELO, 2018). Com a musculação, esse procedimento não poderia ser diferente, visto que ela auxilia no ganho de massa muscular, na perda de peso, na melhora da capacidade funcional, entre outros. Todavia, é importante salientar que os benefícios da musculação não podem ser percebidos já com a primeira sessão, uma vez que são ganhos a longo prazo, normalmente proporcionais ao tempo de prática e à regularidade desta.  (LAFAIETE,2020,p.33)

Para LIMA, PINTO (2008) a musculação é hoje em dia uma das modalidades de atividade física mais praticada pela população em geral, crianças, jovens, adultos e também os idosos. Tanto homens quanto mulheres estão inseridos em programas de treinamento com fins preventivos, com a intenção de melhorar o desempenho esportivo, e principalmente, com fins estéticos.

2.1 A musculação no dia a dia das mulheres

  Segundo Ramos (2002) a mulher, quando submetida a treinamento adequado, experimenta bons resultados no tocante ao aumento de força e à hipertrofia; sendo que normalmente a qualidade da melhora nos níveis de força supera o ganho de hipertrofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com