TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio do Estagio Em Psicologia Caso: Penitenciaria Femenina Provincial e Regional de Nampula

Por:   •  7/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 7

Indice

Introdução        

Conceito de Práticas em Psicologia        

Objectivos        

Conceito de Relatório de PPS        

CAPITULO I        

1.Localização Geografica da cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula        

1.1.Historial da Cadea Civil Penitenciaria provincial e Regionl de Nampula        

CAPITULO II        

1.2. Funcionamento Actual da cadeia civil provincial e regional de Nampula        

2.Horario de Servico da cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula        

CAPITULO III        

2.1.As actividades relativas aos funcionários da cadeia civil penitenciária provincial e regional de Nampula        

2.2.Plano vigente da cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula        

2.3.Organograma da cadeia civil penitenciária provincial e regional de Nampula        

2.4.Analise de dados documentais        

Constatações        

Conclusão        

Bibliografia        

Fontes Orais:        

Introdução

Este presente relatório é o fruto das actividades desenvolvidas nas PPS na Cadeia Civil Penitenciaria Provincial e Regional de Nampula, como consequência desta prática em psicologia Social, que foi efectuado por um grupo de formandos da Universidade Pedagógica de Nampula, do curso de Licenciatura em psicologia 3º ano pos-laboral.

Este trabalho tem como objectivo de fazer um estudo sobre a cadeia civil nas suas actividades levadas a cabo nos sectores de assistência social que garante o funcionamento adequado da instituição. Para o grupo estas actividades visam a obtenção e o desenvolvimento de conhecimentos, sobre o funcionamento das Empresas na rea de assistência social, Organizações, Direcções Distritais no tocante da Gestão dos conflitos socias, Liderança, Aconselhamento, Comportamento do Consumidor e Marketing. Para a realização e estruturação deste trabalho foi possível graças a uma observação participativa, a pesquisa bibliográfica, análise e estudo documental, entrevista e questionário ao corpo directivo e aos reclusos. O trabalho esta estruturado para alem da introdução, capítulos, conclusão, bibliografia e anexos que constitui a realidade das actividades feitas por nós.

Conceito de Práticas em Psicologia

Prática em Psicologia Social é uma actividade que faz parte da componente do currículo de Psicologia, dos cursos de formação dos Psicólogos Socias em formação na Universidade Pedagógica.

Objectivos

O objectivo principal visa a integrar progressivamente o estudante em contextos reais do ensino aprendizagem, proporcionar a aquisição de habilidades e competências que possibilitam a intervenção, investigação e práticas de projectos em assistência social.

Conceito de Relatório de PPS

Segundo DIAS Santos, cruz et all (2008:123) o relatório de práticas em Psicologia Social, resulta de um trabalho científico destinado a pesquisa de determinada questão Psicológica social, relacionada com a prática Organizacional sobre tudo com o estudo de um determinado comportamento nas cadeias Moçambicanas.

CAPITULO I

1.Localização Geografica da cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula

Ao Norte-Direcção Provincial de Autoridade Tributaria de Moçambique;

Ao Sul-Igreja São Catedral;

Ao Este-Centro Comercial de Nampula Hotel Girassol;

Ao Oeste-Direcção Provincial da Cruz Vermelha.

1.1.Historial da Cadea Civil Penitenciaria provincial e Regionl de Nampula

 Segundo o Assistente social da cadeia civil provincial e regional de Nampula Sr. Sada, afirma que surge supostamente como cadeia civil provincial e regional pela iniciativa criada pelo governo de Moçambique em 1986, quando teve a preocupação de combater com a marginalidade, criminalidade e a violência domestica. Na tentativa de implantação das obras em 1987 foi localizada uma área no centro da cidade de Nampula, nessa área vivia uma família que tinha as suas cabanas de construção precária, cujo em redor havia um cemitério familiar. Alguns meses depois do ano de 1987 o governo derrubou as cabanas dessa família residente, arrancando com as obras da cadeia civil provincial e regional de Nampula.

Em 1988 as obras foram concluídas e entra em funcionamento na região norte de Moçambique, uma cadeia regional na área de justiça, servindo as províncias do Niassa, Cabo-Delgado, Nampula e Zambézia. A cadeia funcionava com o efectivo de 300 funcionários.

 

CAPITULO II

1.2. Funcionamento Actual da cadeia civil provincial e regional de Nampula

Depois da revogação de algumas leis Ministerial, e a implementação do novo decreto Ministerial em 1990,e pela separação do Ministério do Interior e da Justiça a cadeia civil penitenciária provincial e regional de Nampula passou a efectuar o atendimento de 100 reclusos no máximo, cujo esses reclusos sujeitados por penas correcionais, que varia de 30 dias, 45 dias, 1 ano até 2 anos de prisão.

2.Horario de Servico da cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula

Segundo o decreto de 30/2001 regulamenta que a duração semanal dos trabalhos abrangidos pelo diploma, é de 40 horas distribuídas de 2ª a 6ª feira das 7:30 as 15:30 horas sendo horário único interrompido entre as 12 e as 14 horas, por intervalo de descanso de duração não superior de 30 minutos, e para todos efeitos se considera tempo de trabalho, e a cadeia civil penitenciaria provincial e regional de Nampula não foge da regra.

CAPITULO III  

2.1.As actividades relativas aos funcionários da cadeia civil penitenciária provincial e regional de Nampula

Essas actividades são como um programa que é um guião do funcionamento de qualquer instituição do estado, que visa traçar as seguintes normas de trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com