TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO GERAL        4

2.1        Objetivos específicos        4

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1        ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO        5

3.2        ATLETISMO NA ESCOLA        6

3.3        A HISTÓRIA DA CORRIDA        7

3.4        SUBDIVISÕES DA CORRIDA        8

4        CONCLUSÃO        10

5        REFERÊNCIAS        11

6        ANEXOS        12

ANEXO A – Análise de plágio        12



  1. INTRODUÇÃO

        Originado nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, o atletismo é um desporto constituído por várias modalidades, dentre elas: corrida de estafetas, barreiras, triplo salto, salto em comprimento, em altura, salto com vara, lançamento de disco, triatlo, maratona, etc.

Sua origem relaciona-se a origem do próprio ser humano, que, desde o princípio necessitava movimentar-se, por prazer, defesa ou sobrevivência.

Apesar de se tratar de um conteúdo clássico da Educação Física, o atletismo é uma modalidade pouco estimulada nas escolas, onde as crianças e jovens deveriam praticar a grande diversidade das várias modalidades do atletismo. Pela falta de instrumentos utilizados nas provas de atletismo, o profissional de Educação Física pode adaptar implementos e instalações de acordo com o a faixa etária, peso, tamanho e altura dos alunos para ser possível trabalhar o atletismo nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas.

O esporte tem papel de unir, integrar e facilitar o coletivo, unindo o ensino com a aprendizagem. Atualmente, o desenvolvimento motor tem recebido tanta atenção quanto o desenvolvimento dos outros domínios do comportamento humano, como o cognitivo, o afetivo e o social. O movimento não é mais usado como meio de observação para estudar o desenvolvimento dos outros domínios, mas sim como um fenômeno merecedor, por si só, de uma análise e consideração mais profunda e séria deste aspecto em si.

O objetivo deste trabalho é identificar através de pesquisas bibliográficas as diferentes fases do desenvolvimento humano nos fundamentos do movimento humano na metodologia do ensino do atletismo. Justifica-se também a importância do atletismo como prática pedagógica no contexto escolar e a importância do que o mesmo trás a vida na infância.

O artigo buscou estudar a prática do Atletismo no âmbito escolar, procurando descobrir se o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Dentro de um contexto geral buscou-se investigar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional através da prática do Atletismo. Desse modo, fez-se um apanhado sobre os benefícios motores, sociais e biológicos que a modalidade pode proporcionar aos seus praticantes. A metodologia foi inteiramente bibliográfica, qualitativa e descritiva. As aulas de Educação Física, enquanto disciplina do componente curricular da educação básica podem estimular a aprendizagem e o melhoramento do Desenvolvimento Motor dos alunos, contribuindo diretamente com processo de ensino e aprendizagem.


  1. OBJETIVO GERAL

Identificar as fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano e como influenciam no ensino do atletismo.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Ressaltar a importância no atletismo na escola;

- Relacionar as fases do desenvolvimento humano;

- Incentivar a coletividade nas atividades escolares através de dinâmicas relacionadas ao atletismo;

- Identificar as fases da corrida;


  1. DESENVOLVIMENTO

Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que teve como objetivo realizar uma síntese sobre artigos e livros, analisando a prática do atletismo, na modalidade de corrida de longa distância relacionada às fases do desenvolvimento humano e indicando a vivência das diferentes provas do atletismo no ensino fundamental. O objetivo deste projeto de pesquisa é incentivar o atletismo desde a infância na escola, diversificando as atividades e demonstrando seu valor nas aulas de Educação Física.

Este trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica, onde será coletado dados e informações de livros, revistas e textos eletrônicos sobre o assunto.

O tema foi sugestão da proposta de produção textual em grupo, devido á importância do atletismo na modalidade de corida e seus benefícios na vida da criança a partir da vivência na educação infantil.

  1. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO

A prática do atletismo já se dava há 5.000 anos, iniciada no Egito, China e seguida pela Grécia. Os Jogos Olímpicos começaram pelo atletismo no “Monte Olimpicus” na Olímpia, Grécia, por volta de 1200 a.C em homenagem ao deus Zeus Horquios da mitologia grega. A partir de 776 a.C. já existiam disputas entre os homens para saber qual era o mais rápido em distâncias de até 200 metros, o grego da cidade de Élis, Coroebus se tornou o primeiro velocista a conquistar o título ao percorrer uma distância estimada em 192 metros, na prova onde os gregos chamaram de “stadium”. Naquela época os homens exibiam qualidades e habilidades físicas por meio de provas de disputa para demonstrarem superioridade, o vencedor recebia uma coroa de oliveira, símbolo supremo que recebia por sua vitória. Esta prática surgiu da necessidade de locomoção, segurança e sobrevivência, para fugir dos animais ou caçar. (REVISTA PROJETOS ESCOLARES, 2007, p. 17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (140.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com