TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO ALONGAMENTO PRÉ E PÓS EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

FÁBIO FRANCISCO (1180521)

Bacharelado em Educação Física

A PRÁTICA DO ALONGAMENTO PRÉ E PÓS EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO  DE LITERATURA.

Tutor: Prof. Servio Antonio Bucioli

Claretiano - Centro Universitário

BATATAIS

2017

 A PRÁTICA DO ALONGAMENTO PRÉ E PÓS EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO  DE LITERATURA.

RESUMO.

Este trabalho por sua vez, é uma revisão literária, com objetivo de estudar a realização dos alongamentos antes e depois do exercício físico, e assim clarear algumas divergências e discussões sobre o assunto abordado. Para possível desenvolvimento do estudo foram usados as  bases de dados Google Acadêmico e Scielo, e seus respectivos artigos, considerando os estudos sobre este assunto.  Nesse propósito apresentar como executa-los e precauções a serem tomadas. Logo iniciaremos o presente estudo com os conceitos e as definições sobre o tema abordado, e também seus benefícios. Sendo assim, o praticante do alongamento deve seguir alguns cuidados, para que se obtenha resultados e impossibilite futuras lesões. O presente estudo, gera muitas controvérsias dos benefícios e também da particularidade de cada alongamento e de cada modalidade de exercício, sendo assim, necessita-se aprofundar o tema, para novas análises.

Palavras-chave: Alongamentos. Exercícios Físicos. Benefícios. Precauções.

Introdução

Este trabalho, tem como presente princípio analisar a prática dos alongamentos pré e pós exercícios físicos, segundo (FIELDS, BURNWORTH E DELANEY,2008), descrevem que o alongamento, pré exercício que os atletas tem o hábito de executar  pode-se aumentar a flexibilidade, no caso amplitude dos movimentos entre as articulações, porém pode ser prejudicial no conceito de força. Dentro de um certo treinamento diz Geoffroy (2001), a mal condução do alongamento do atleta estipulado pelo seu treinador, pode-se adquirir uma lesão e até mesmo interferir nos resultados obtidos no exercício. Já Alter(1999), diz que mesmo o alongamento pré exercício, para alguns atletas tem benefício, conforme sua amplitude, o mesmo poderá eventualmente ter problemas com lesões em articulações e ligamentos.

Logo Rossi et al (2008), argumenta que os profissionais envolvidos na área de treinamento e reabilitação, indicam que seja feito os alongamentos pré competição, para que haja melhor desempenho e minimizar as lesões. Citando também Silva e Filho (2008), o ato de alongar antes do exercício, tem por base aumentar a amplitude de certos movimentos, com isso preparando a musculatura para a atividade proposta.

No exercício propriamente dito  (Behm D et al., 2007), fala que nas atividades como salto é necessário executar o alongamento dinãmico, ou seja com movimento, (Young and Behm 2003), diz que o alongamento passivo/estático, é prescrito para aumentar a amplitude articular. Segundo Witvrouw et al (2004), os alongamentos no exercício, existem controvérsias com relação a dimuir as lesões, dizendo que os esportes de intensidade alta, exige mais eslasticidade, já no que a intensidade é baixa, exige menos elasticidade do músculo, onde que não venha o caso exigir tanto no ato de alongar-se.

Visto a presente discussão, observa-se que há várias controvérsias geradas, perante tanto quanto ao alongamento e também quanto ao exercício praticado pelo atleta.

O objetivo do presente trabalho, é revisar a literatura, tendo como base a prática dos alongamentos antes e pós exercício e sua funcionalidade para o indivíduo/atleta, tentando esclarecer as divergências geradas, perante o tema.

2 Fundamentos Teóricos.

2.1 Discussões sobre Alongamentos.

Dantas (1999), diz que o alongamento está ligado a manutenção de flexibilidade, já a flexibilidade a seu desenvolvimento juntamente com o flexionamento.

Afirma Achour Jr (2006), alongamento é um exercício físico, que pode manter e também desenvolver a flexibilidade, dependendo das influências genéticas e ambientais.

Segundo Alter (1999), o termo alongamento muscular, trata-se do processo de alongar os músculos e seus tecidos. Acredita-se por parte de alguns, que o alongamento eficiente, tenha que causar dor, já Alter (1999, p.2) afirma que o alongamento realizado corretamente deve ser indolor, Alter(1999, p.166) afirma que o que precisa ser ensinado que o alongamento é benéfico e agradável.

Gennari (2008), por sua vez, relata que o alongamento, propriamente dito, quanto maior a extensão do músculo sendo alongando, estará exigindo do recrutamento de suas fibras musculares, sendo assim maior será a sua movimentação da articulação exigida pelo músculo. Ainda Gennari (2008), aponta que quando o músculo se entende por encurtado, tende a interferir na vida diária e na atividade física, os músuculos precisam ser alongados, para que se tenha um resultado significativo na amplitude de movimento e no seu fortalecimento.

Depreendemos de Rossi (2008), que o alongamento na prática do exercício físico, tem por sua vez, aumento da flexibilidade, manutenção da amplitude dos movimentos e suas articulações.

Os alongamentos e seus efeitos são dividos em agudos e crônicos, sendo que os agudos resultados da flexibilização do componente elástico, já os crônicos remodelamento adapativo da estrutura muscular, com acréscimo de sarcômeros, aumenta o comprimento muscular (Hall C e Brod L, 2007; Herbert R, 1998).

Como vimos há varias definições de alongamento, que variam de autor para autor, porém a definição de Alter (1999), é a mais objetiva: “alongamento refere-se ao processo de aumentar o comprimento muscular”.

2.2 Diferentes Técnicas de Alongamentos.

Segundo Hall (2000), os alongamentos são diferenciados em:

  • Alongamento ativo/dinãmico este é produzido pela contração dos músculos chamados antagonistas.
  • Alongamento passivo que é excutado por outro segmento ou pessoa.
  • Alongamento balístico onde agrupa os alongamentos rápidos e sucessivos.
  • Alongamento estático é utilizado lento, por mais de trinta segundos.

De acordo com Bagrichevsky (2008), os alongamentos são diferenciados em:

  • Alongamentos ativo, são pela atividade muscular do indivíduo.
  • Alongamento passivo, tem por atividades externas.
  • Neuromuscular proprioceptiva, inicia-se por um alongamento passivo estático, seguido de uma contração isométrica, e logo após aplicando um novo alongamento de amplitude maior que o primeiro.

Tobias e Sullivan (1998), diz que, o alongamento, estabiliza a postura da coluna, aumenta a flexibilidade, e ajuda a estabelecer a saúde física e mental.

Os alongamentos deve ser executados conforme necessidade de cada um, considerando ser orientado por um profissional da área.

2.3 Alongamentos Pré e Pós Exercício Físico.

Para cada modalidade de esporte, o alongamento atua na concentração e minimiza a fadiga e a inflexibilidade, e ajuda a evitar lesões Segundo Tobias e Sullivan (1998),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com