TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Posição anatômica e qual sua importância

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

Anatomia

01)O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor? 

A posição anatômica é uma posição criada na anatomia como uma forma de referência, para o estudo das partes do corpo humano. É uma posição padrão de referência, o corpo deverá estar reto, os membros superiores estendidos naturalmente de cada lado do tronco, a palma da mão, pés e cabeça apontados para frente, olhando para o horizonte. A posição anatômica é importante, pois se padronizou mundialmente a mesma posição para todos estudarem e terem o mesmo ponto de partida, para o sistema neuromotor também é importante para termos um ponto de partida, separando as partes para o estudo.

 2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?

 Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Eixo Látero-Lateral também conhecido como (transversal ou horizontal) neste eixo vemos os movimentos de flexão e extensão. Exemplo è a articulação do ombro e do cotovelo.  Eixo Ântero-Posterior também chamado de sagital, esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução. Exemplo Articulação do ombro e do quadril e no Eixo Longitudinal, podemos ver os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Exemplo articulação do ombro e do cotovelo.

3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.

O ombro e uma articulação complexa entre o braço (úmero) e tem a maior capacidade de se movimentar, infelizmente as vezes sendo um pouco vulnerável, os ossos que compõem o ombro são o úmero, escapula e clavícula as  articulações do ombro são glenoumeral, acromioclavicular,  esternoclavicular e as ligações da omoplata com os músculos da coluna torácica e cervical. Os músculos do ombro são o Deltóide, Supra-espinhal,  Infra-espinhal Redondo Menor,  Redondo Maior e o Subescapular,  a função do ombro  (cintura escapular) e promover o movimentos, erguer  os braços lateralmente ou para a frente, quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas.Cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço , os ossos que compõem o cotovelo são o úmero, ulna  e o radio, a articulação do cotovelo é um gínglimo ( em dobradiça), possuindo três articulações úmero-ulnar, úmero-radial e radio-ulnar, o cotovelo como dobradiça faz o movimento de flexão e extenção , um exemplo pegar a comida e levar a boca.O carpo ou punho são uma porção de oito ossos ligados em duas fileiras de quatro ossos que ligam a Mao ao ante-braço A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica.O punho faz os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.

Os músculos que formam o manguito rotador são o redondo menor, supraespinal, infraespinal e o subscapular. A ação do redondo menor é a rotação externa do braço e faz adução do braço, o músculo supraespinal  faz abdução do braço , infraespinal faz a rotação externa do braço,e o músculo subscapular faz a rotação interna do braço.

5) O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplo.

Músculo biarticular é um músculo que atravessa e movimenta duas articulações  (dois movimentos) exemplo  Bíceps braquial e o carpo. E o músculo monoarticular é um músculo que atravessa e move uma articulação, exemplo braquial anterior e o  umeroulna.

6) O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.

O músculo a agonista ele em resposta a um estimulo voluntário ou involuntário reage criando um movimento para realizar uma tarefa, Já o antagonista age o contrário, contra a ação do agonista, movendo a parte do corpo trabalhada pelo agonista de volta ao local de origem. O agonista sempre contrai para iniciar o movimento, e o antagonista estica para permitir a circulação. Exemplo Do trabalho do biceps ele é o agonista e o tríceps antagonista, o trabalho do peito agonista e o das costas antagonista .E assim varia dependendo da área que vai ser trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com