TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL APÓS A APROVAÇÃO DA LEI N° 11.645

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CAPIXABA DE

PESQUISA E EXTENSÃO DA SERRA

CURSO DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL APÓS A APROVAÇÃO DA LEI N° 11.645

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERRA 

2017

BRUNO DE SOUZA PESSOA

LUCAS ALVES LEITE DURÃS

PETER MARLEY VIETAS

SOL MORENO SANTANA DE PAULA

 

 

 

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL APÓS A APROVAÇÃO DA LEI N° 11.645

 

 

 

Texto dissertativo apresentado à disciplina Relações Étnico Raciais e Cultura Afro Brasileira, turma   EFL03MA – do curso de Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Capixaba de Pesquisa e Extensão da Serra, para obtenção de nota parcial. 

                                                                                       Orientadora: Tatiana de Santana Vieira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

SERRA 
2017 


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------ 4

DISSERTAÇÃO----------------------------------------------------------------------- 4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------- 6

INTRODUÇÃO

Os termos ‘índios e indígenassão denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos apresentavam denominação especifica.Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses povos foram dizimados. Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que adquirir os conhecimentos e culturas externos, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país ao qual estão subordinados.

A QUESTÃO DO INDÍGENA NO BRASIL

A questão Indígena é discutida desde o Descobrimento do Brasil até os dias de hoje. O Brasil possui uma grande miscigenação e pluralidade culturalpor ser formado por colonizadores europeus, escravos, imigrantes e o povo nativo, os índios.Muito se fala sobre a influência da cultura Portuguesa na construção da nossa identidade cultural, mas como falar de Cultura do nosso Povo, sem citar os povos indígenas e as influencias étnicas (povos portugueses, e africanos, por exemplo) que colaboraram para a criação de nossa identidade cultural?

O povo indígena sofreu com abusos da coroa portuguesa, desde sua chegada em “terras brasileiras”, e desde então os povos indígenas passaram a se extinguir, tornando-se um grupo cada vez mais reduzido. Assim como o povo indígena, uma outra cultura que influenciou a construção da nossa identidade, foi a cultura dos povos Africanos. A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Dada à        miscigenaçãopodemos notar a contribuição africana para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: Dança, música, religião, culinária e idioma.

A interculturalidade nascida no período da Brasil colônia, resultou na base para formação da nossa identidade cultural, porém com o passar dos anos a História dos povos influenciadores vieram perdendo importância e sendo minimizadas pela moderna máquina de civilização capitalista.

A fim de proteger a raiz da cultura indígena e suas influências, no ano de 1996 foi publicada a lei Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, modificada em 2003 e posteriormente alterada no ano de 2008 (lei 11.645), a qual estabelece as instituições de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (178.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com