TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome Metabólica

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

O que é síndrome metabólica

Uma série de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes. A síndrome metabólica inclui pressão alta, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura na cintura e níveis anormais de colesterol. A síndrome aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames. Exceto por uma grande circunferência da cintura, a maioria das doenças relacionadas à síndrome metabólica não apresenta sintomas. Perder peso, praticar exercícios, uma alimentação saudável e parar de fumar podem ajudar. Também pode haver medicamentos prescritos.

A síndrome metabólica, também conhecida como síndrome de Raven, é uma doença complexa representada por uma série de fatores de risco cardiovascular relacionados à distribuição central da gordura e resistência à insulina, mas ainda existem problemas não resolvidos na conceituação. A síndrome metabólica é caracterizada por uma combinação de múltiplos fatores de risco para doença cardiovascular: obesidade central (OC), hipertrigliceridemia, dislipidemia (HDL baixo e triglicerídeos elevados) e hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Sobre a síndrome metabólica

Embora a classificação da síndrome metabólica do adulto tenha sido amplamente discutida, ela é estabelecida pelas seguintes duas definições principais: • Organização Mundial da Saúde, criada em 1998: Resistência à insulina obrigatória ou distúrbios do metabolismo da glicose; • 2001 NCEP / ATP III não requer evidência de resistência à insulina. A International Diabetes Federation (IDF) apresentou uma nova proposta de classificação em 2005, que pela primeira vez fez da obesidade visceral o sinal mais importante determinado pela medida da cintura, e fez recomendações para restrições étnicas específicas.

A prevalência de SM geralmente varia, dependendo dos critérios diagnósticos e várias definições diferentes, o que inevitavelmente leva a uma confusão considerável e à falta de comparabilidade entre os estudos. Esses componentes variam de acordo com os seguintes fatores: raça, gênero, hábitos alimentares, estilo de vida, fenótipo e localização geográfica, dificultando o estabelecimento de uma classificação geral. Existem poucos estudos na população brasileira, mas a prevalência parece ser elevada. A importância da obesidade reside em sua alta incidência, por estar associada a muitas outras doenças, e sua alta prevalência não se dá apenas em países desenvolvidos, mas também em países em desenvolvimento considerados emergentes, como o Brasil.

Apresentação clínica

A síndrome é caracterizada por aumento da circunferência abdominal, hipertensão arterial, hipertrigliceridemia, níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade e açúcar no sangue, e há uma estreita ligação entre SM e resistência à insulina (RI). IR e a hiperinsulinemia subsequente sugerem que hipertensão, dislipidemia, obesidade visceral, metabolismo anormal da glicose, ocorrência de condições pró-inflamatórias e trombóticas, IR, EM e doença cardiovascular estão diretamente relacionados. Quando consideramos as causas e os fatores de risco, podemos pontuar: fatores genéticos, dieta insuficiente, falta de exercícios.

Levando em consideração as manifestações clínicas, temos: obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia. Para facilitar a prática clínica, além da medida da circunferência da cintura e da pressão arterial, também podemos complementar as rotinas com exames laboratoriais, como glicemia de jejum, HDL-colesterol e triglicerídeos; entretanto, outros exames bioquímicos podem ser necessários para melhor avaliar o O risco de doenças cardiovasculares, como: colesterol total, colesterol LDL, creatinina, ácido úrico, microalbuminúria, proteína C reativa.

Tratamento

A ligação entre nutrição e síndrome metabólica inclui o fato de a primeira escolha de tratamento ser a terapia não medicamentosa, incluindo a realização de um plano de dieta para emagrecer relacionado ao exercício físico. Para o tratamento de pacientes com síndrome metabólica, a perda de peso é essencial para reduzir o peso corporal inicial em 5% a 10%. A alimentação visa reduzir a ingestão de gordura saturada e gordura trans. (Hidrogenado) e como as gorduras insaturadas, aumenta a ingestão de frutas, verduras e legumes, reduz a ingestão de açúcar e adiciona grãos inteiros à dieta. A instrução para exercícios físicos deve durar no mínimo 30 minutos, intensidade moderada, no mínimo 05 vezes por semana.

Por fim, prebióticos e probióticos podem ser usados, pois há certa relação entre a flora ou microbioma intestinal e doenças crônicas, o que indica que a diversidade e os tipos (quantidade e qualidade) de bactérias no intestino afetarão sua ocorrência. Algumas doenças. Por meio de medidas não farmacológicas, principalmente perda de peso, mudanças na dieta e exercícios físicos, as alterações metabólicas podem ser normalizadas sem a necessidade de tratamento medicamentoso. Independentemente dos critérios diagnósticos, as pessoas geralmente concordam em mudar o estilo de vida com o objetivo de perda de peso primária e são sempre apresentadas.

Referências bibliográficas:

  • I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arq. Bras. Cardiol., 84(supl. I), 2005. Elian, A.A.; Purisch, S. Resistência à insulina e doenças cardiovasculares. In: Porto, C.C.; Porto, A.L. Doenças do coração. Prevenção e tratamento. 2a ed. Guanabara Koogan, 2005.
  • Expert Panel on Detection, Evaluation and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults. Executive Summary of the Third Report of the National Cholesterol Education Program (NCEP). JAMA, 285:2486 2497, 2001.
  • World Health Organization . Definition, diagnosis and classification of diabetes mellitus and its complications. Part 1: Diagnosis and classification of diabetes mellitus, department of non communicable disease surveillance. Geneva; 1999.
  • Ford ES, Giles WH. A comparison of the prevalence of the metabolic syndrome using two proposed definitions. Diabetes Care. 2003;26(3):575-81

CONCLUSÃO

No processo de compreensão da síndrome metabólica, você pode ver que é uma alteração metabólica muito complexa sem uma causa clara. Como todos sabemos, a incidência de obesidade aumenta com o ganho de peso, principalmente abdominal, e está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Independentemente de seus critérios diagnósticos, é geralmente aceito mudar a introdução de um estilo de vida tendo a perda de peso como objetivo principal . O estudo apontou que o aumento dos casos de síndrome metabólica se deve ao estilo de vida atual, o sedentarismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (438.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com