TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome Metabólica

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

  A modernidade mudou o dia a dia das pessoas, aumentando a jornada de trabalho e reduzindo o tempo de lazer, fazendo com que esse excesso de trabalho muitas vezes se torne uma doença física e / ou mental. Os principais benefícios das empresas que contratam profissionais para a PGL são aumentar a produtividade, reduzir a incidência de doenças ocupacionais e reduzir despesas médicas. Para os colaboradores, podemos destacar os benefícios de melhorar a autoestima, melhorar o relacionamento interpessoal, diminuir a dor, diminuir o estresse, diminuir a fadiga e melhorar a saúde física, metálica e emocional. Além dos benefícios tradicionalmente conhecidos na literatura, a ginástica laboral tem impacto positivo em outras variáveis ​​que podem interferir na saúde dos trabalhadores, como coordenação motora geral e tempo de reação

Material e método

Esta pesquisa é classificada como descritiva-comparativa de acordo com o objetivo e, de acordo com os procedimentos técnicos, a pesquisa é classificada como pesquisa bibliográfica. Neste estudo de literatura, segundo Gill, documentos de primeira mão são utilizados em arquivos de empresas ou instituições públicas. O instrumento utilizado foi o prontuário do funcionário, do qual foram coletados os seguintes dados: a) dados de caracterização da amostra; b) número, motivo e tempo de afastamento por atestado médico; c) frequência e tecnologia característica do plano de ginástica laboral , em julho de 2013, entre janeiro e junho de 2014. Os dados utilizados para caracterizar a amostra são idade e sexo.

Discussão

Buscar aumentar a produtividade e reduzir as férias por meio de atestado médico torna a ginástica laboral uma aliada.

 No entanto, poucos estudos exploraram as razões para licenças médicas devido a licenças médicas. Os resultados encontrados neste estudo confirmaram os resultados apresentados por Silveira, de que durante a aplicação do PGL, o absenteísmo para ambos os sexos diminuiu.

No estudo de Martinez e Matiello Júnior, os indivíduos relataram que sua saúde física melhorou, o que pode resultar em menos dias por doença. A pesquisa de Candotti prova outro fator que pode explicar a redução nos certificados de doenças musculoesqueléticas. Stroschein e Noll relataram que, após três meses de intervenção PGL, a intensidade e a frequência da dor nos grupos musculares envolvidos no trabalho diário diminuíram. A importância da prevenção de doenças musculoesqueléticas, como LER / DORT, vai muito além do aspecto físico, podendo afetar a saúde mental dos colaboradores e causar transtornos mentais.

Na subsequente diminuição do número de pedidos de afastamento, a diminuição absoluta do número observado foi de 51,52. Esses certificados se aplicam a doenças sistêmicas e doenças musculoesqueléticas. Esse fato corrobora a literatura, que enfatiza a importância da ginástica laboral como meio de prevenção de doenças, redução do absenteísmo e melhoria do relacionamento interpessoal, reduzindo, assim, os custos associados à rotatividade de funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com