TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A actividade física

Tese: A actividade física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 14

A atividade física (AO 1945: actividade física), em educação física e nos desportos, é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.

Benefícios: Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.

Atividade física adaptada por vezes, torna-se,necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente melhorando-a, havendo uma interecção de conhecimentos com as ciências médicas.

Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.

Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:

• Exercício aeróbico;

• Exercício anaeróbico.

A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física. incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

O que é frequência cardíaca?

Freqüência cardíaca é determinada pelo número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expressa em batimentos por minuto (BPM), pode variar de acordo com a necessidade do corpo para as mudanças de oxigênio, como durante o exercício ou sono. A medição da freqüência cardíaca é usado por profissionais da área médica para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de condições médicas. Ele também é usado por indivíduos, tais como atletas, que estão interessados no acompanhamento da sua freqüência cardíaca para ganhar o máximo de eficiência a partir de sua formação.

Freqüência cardíaca é medida por encontrar o pulso do corpo. Esta taxa de pulso pode ser medido em qualquer ponto do corpo onde a pulsação de uma artéria é transmitido para a superfície - sempre que é comprimido contra uma estrutura subjacente como o osso - pressionando-o com o indicador eo dedo médio. O polegar não deve ser usado para medir a taxa de coração de outra pessoa, como seu pulso forte pode interferir com a discriminação no local de pulsação Alguns sites comumente palpados incluem:

O aspecto ventral do punho no lado do polegar (artéria radial)

1. A artéria ulnar

2. Do pescoço (artéria carótida),

3. O interior do cotovelo, ou sob o músculo bíceps (artéria braquial)

4. Virilha (artéria femoral)

5. Atrás do maléolo medial dos pés (artéria tibial posterior)

6. Meio do dorso do pé (pediosa).

7. Por trás da (artéria poplítea) joelho

8. Sobre o abdômen (aorta abdominal)

9. Tórax (aorta), que pode ser sentida com a mão ou dedos. No entanto, é possível auscultar o coração usando um estetoscópio.

10. O templo

11. A borda lateral da mandíbula

Um método mais preciso para determinar de pulso envolve o uso de um eletrocardiógrafo, ou ECG (também abreviado EKG). Monitorização eletrocardiográfica contínua do coração é feito rotineiramente em muitos contextos clínicos, especialmente em medicina de cuidados intensivos. Monitores de freqüência cardíaca comerciais também estão disponíveis, consistindo de uma cinta com eletrodos. O sinal é transmitido a um receptor de pulso para mostrar. Monitores de freqüência cardíaca permite medições precisas de ser tomada de forma contínua e pode ser utilizado durante o exercício quando a medição manual seria difícil ou impossível (como quando as mãos estão sendo usados).

Mensuração da FC max

A forma mais precisa de medir a freqüência cardíaca máxima para que um indivíduo é através de um teste de estresse cardíaco. Em um teste desse tipo, os exercícios assunto enquanto sendo monitorado por um eletrocardiograma. Durante o teste, a intensidade do exercício é aumentada periodicamente (se uma escada rolante está sendo usada, através do aumento da velocidade ou inclinação da esteira), ou até certas mudanças na função cardíaca são detectados no eletrocardiograma, altura em que o assunto é direcionado para parar. Durações típicas de um tal teste variam de 10 a 20 minutos.

A realização de um teste de exercício máximo pode exigir equipamentos caros. Se você está apenas começando um programa de exercícios, você só deve executar este teste, na presença de pessoal médico, devido aos riscos associados com freqüência cardíaca elevada. Em vez disso, as pessoas normalmente usam uma fórmula para estimar a sua frequência cardíaca máxima.

Fórmula para o FC máx

Várias fórmulas são usadas para estimar taxas máximas individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com