TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecânica Das Actividades Desportivas

Ensaios: Biomecânica Das Actividades Desportivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

Um dos vários temas que a biomecânica aborda é a cinesiologia.

A cinesiologia é o estudo do movimento humano do ponto de vista das ciências fisicas. Esta ciência tem como finalidade compreender as forças que actuam sobre um corpo humano e manipula-las em procedimento de tratamento. Esta encontra os seus fundamentos em três grandes áreas. São estas a mecânica, a fisiologia e a anatomia. Analisando os movimentos do corpo humano e identificando os seus principios fundamentais, a cinesiologia pode aumentar a ‘performance’. Esta ciência é utilizada também por terapêutas na modificação de movimentos desportivos, devido a limitações a nivel muscular ou esquelético que o individuo possa ter. No desporto, a cinesiologioa tem como principal função melhorar as estruturas do corpo humano, através da selecção inteligente das actividades e do uso eficiente do corpo.

A cinesiologia tem vários métodos de estudo, são eles:

- Experiências realizadas em condições controladas

- Análise do movimento em condições reais: esta análise é a aplicação de toda a informação para atingir mais eficácia numa determinada performance motora. Consiste em descrever, avaliar e prescrever. Descrever a técnica de uma maneira lógica e sistemática. Avaliar a performance da técnica através dos principio mecânicos. Preescrever correcções baseadas na identificação das causas.

Numa correcta análise cinesiológica, deparamo-nos com vários componentes básicos, são estes:

- Descrição da tarefa motora: tem como função identificar o objectivo principal da tarefa motora para perceber a sua eficácia(skill motor), dividir a tarefa motora em fases e classificar a mesma e ainda se é de natureza sequencial ou simultânbeo do movimento. EXEMPLO

Existem skills motores fechados, precedidos por balanço, ciclicos, há também skills que estão constantemente a mudar. Para se poder classificar um skill, é determinar a sua categoria principal, que pode ser a manutenção da postura erecta, movimentos de fitness, produzindo movimentos e recebendo impactos.

Quanto a saber se o movimento é sequencial ou simultâneo, importa compreender como é que os movimentos são combinados. A haterofilia é um movimento simultâneo, e o acto de atirar o dardo no atletismo é um movimento contínuo.

Quanto à análise anatómica do movimento, inclui: acções das articulações e movimentos segmentares; participação muscular e forma de contracção; considerações neuromusculares; princípios anatómicos relacionados com eficácia e segurança no resultado. Como exemplo, segue-se a análise anatómica da fase de aceleração e momento de impacto do serviço no Ténis:

Em relação à análise mecânica, podemos analisar da seguinte maneira:

1- Identificar os objectivos mecânicos

2- Natureza das forças que causam ou impedem o movimento

3- Princípios mecânicos a aplicar

4- Leis e princípios violados

A análise mecânica da “performance” humana envolve a identificação das leis e princípios que ajudam a explicar da forma mais apropriada a execução de uma técnica e a identificação das razões mecânicas para o sucesso ou falhanço.

Primeiro que tudo há que definir claramente qual o objectivo fundamental do movimento em estudo. Os objectivos principais de um movimento podem ser:

1- Equilíbrio

a. Manter a estabilidade

b. Assegurar a mobilidade

2- Locomoção

a. Deslocamento entre 2 pontos

b. Deslocamento numa distância pré definida

c. Deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com