TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do exercicio de hidroginastica na terceira idade

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................
  2. CAPÍTULO I – ENVELHECIMENTO .................................................................
  1. CONCEITO .................................................................................................
  2. TIPOS DE ENVELHECIMENTO ............................................................
  3. DADOS DEMOGRÁFICOS .....................................................................
  1. CAPÍTULO II –HIDROGINÁSTICA ................................................................
  1. CONCEITO ...............................................................................................
  2. HISTÓRIA DA HIDROGINÁSTICA..........................................................
  3. FLEXIBILIDADE ....................................................................................
  4. EXERCÍCIOS MAIS UTILIZADOS ......................................................
  1. CAPÍTULO III – METODOLOGIA E ANÁLISE DE DADOS .......................
  1. MATERIAIS E MÉTODOS .....................................................................
  2. RESULTADOS E DISCUSSÃO .............................................................
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................

REFERÊNCIAS .........................................................................................................

ANEXO A ...................................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I - ENVELHECIMENTO

1.1. Idoso e Envelhecimento: conceitos

Segundo a OMS(1999), a pessoa é  considerada idosa com 60 anos ou mais (países subdesenvolvidos ou em Desenvolvimento, como o Brasil) e a partir dos 65 em países desenvolvidos.

O termo idosopode variar de nomenclatura: pessoa idosa, velho, ancião, terceira idade, maturidade, melhor idade, maior idade, feliz idade, senescente. E geralmente eles estão relacionados com o aspecto cronológico. SANTOS (2010)

E o que vem a ser envelhecimento?Matsudo (2001) conceitua o envelhecimento como um processo multidimensional e multidirecional, já que existe uma variabilidade na taxa e na direção de mudanças (ganhos e perdas) em diferentes características em cada indivíduo e entre os indivíduos.

Já para Mazzeo (1998), o envelhecimento é um processo natural complexo, progressivo, inexorável e irreversível, que afeta, de modo geral, todos os indivíduos.

De acordo com Spirduso (2005) o envelhecimento é uma extensão lógica dos processos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento, começando com o nascimento e terminando com a morte.

A velhice, como todas as situações humanas, tem uma dimensão existencial: modifica a relação do indivíduo com o tempo e, portanto, sua relação com o mundo e com sua própria história. Por outro lado, o homem não vive nunca em estado natural; na sua velhice, como em qualquer idade, seu estatuto lhe é imposto pela sociedade a qual pertence. (BEAUVOIR, 1990 apud PAPALÉO NETTO, 2002, p. 74).

        Assim, é possível dizer que o envelhecimento é biológico e natural devido a uma série de transformações que ocorrem no corpo do indivíduo. No entanto, só este fator é insuficiente para definir a velhice, pois, é também um fenômeno social e cultural devido ao comportamento dos indivíduos ao longo do tempo.

Oliveira & Furtado (1999), definem envelhecimento como a soma de todas as manifestações de desgaste durante a vida.

Para Weineck (1991), o envelhecimento é um processo fisiológico que não necessariamente acompanha a idade cronológica apresentando variações de indivíduo para indivíduo.

O envelhecimento pode ser primário ou secundário. Entende-se por envelhecimento primário o envelhecimento normal, natural, ou seja, as mudanças relacionadas à idade e independente de doenças. Refere-se a sintomasclínicos incluindo os efeitos do ambiente circundante, o estilo de vida e outras mudanças que não são inevitáveis. Portanto, apesar das diferenças existentes entre o envelhecimento primário e o secundário, ambos não atuam de forma independente. Spirduso (2005).

1.2-Tipos de Envelhecimento

Pode-se definir três tipos de envelhecimento: o biológico, o psicológico e o social.

O envelhecimento biológico, segundo Moreira (2001), são alterações morfológicas e funcionais dos órgãos e tecidos do organismo.

Para Aragó (1995), seria pouco provável acentuar o processo biológico no envelhecimento unilateralmente, apontando algumas razões. Nestas, é possível perceber que o ritmo do envelhecimento varia de pessoa para pessoa, onde, as vezes, pessoas de idade avançada gozam de melhor saúde que outras em idade madura ou até mesmo jovens, sendo que o fator biológico terá maior ou menor peso conforme seja a  personalidade do individuo.

É fato que no envelhecimento biológico, algumas mudanças são operadas no organismo devido aos efeitos da idade avançada, que acomete a todo, ou a maioria dos seres humanos, na qual perdem cerca da metade de suas capacidades de manter o equilíbrio e diminuição de suas funções fisiológicas (Moreira, 2001).

Quanto ao envelhecimento psicológico, pode-se dizer que o mesmo está associado à diminuição e alteração das faculdades psíquicas, onde em alguns países, os idosos são menos favorecidos, padecendo de mais dificuldades. Uma que pode influenciar de maneira bem ativa é a condição socioeconômica, onde as diferenças individuais entre idosos de baixa renda, estressados financeiramente, podem acarretar uma gama maior de problemas, acelerando o envelhecimento psicológico (Meirelles, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com