TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Afetividade No Exercício Da Enfermagem

Ensaios: A Importância Da Afetividade No Exercício Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Afetividade no Exercício da Enfermagem

Introdução

Durante nossa vivência, percebemos várias atividades exercidas pelos enfermeiros no sentido de proporcionar o cuidado e conforto necessário para o estabelecimento do paciente, dentre elas a comunicação entre paciente e enfermeiro como uma das ferramentas utilizadas para esse fim, tanto no intuito de orientá-lo, tanto no de confortar. Observamos, também, uma sobrecarga de trabalho aos profissionais, de cuidado, os quais absorvem tarefas burocráticas, delegando a sua equipe à tarefa assistencial, deixando de exercer a faceta mais importante da sua profissão.

Todas as facetas do ato de tocar o paciente tem íntima relação com o exercício profissional, pois apalpando executamos o exame físico, importante ferramenta do processo de enfermagem: comover, sensibilizar. Ir ao encontro nos remete a humanização das práticas técnicas que nos faz profissionais humanos e não máquinas de realizar procedimentos. O toque nos aproxima do paciente e dos nossos objetivos enquanto enfermeiros.

Os cuidados prestados pela enfermagem pertencem a duas esferas distintas: uma objetiva, que se refere ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos; e subjetiva, que se baseia em sensibilidade, criatividade e intuição para cuidar de outro ser. É possível diferenciar as duas maneiras de tocar nossos pacientes como toque instrumental, aquele que requer contato físico deliberado para que o enfermeiro execute algum procedimento. O toque afetivo é espontâneo e demonstra apoio, conforto e proximidade com o paciente.

O enfermeiro por ser o profissional que mais interage com paciente, e deve necessariamente estabelecer uma forma de contato que transcende os procedimentos técnicos, buscando-o para tal estabelecer de forma empática a relação indireta com o paciente. Isso pode ser sinalizado pelo profissional de diversas formas, porem é através do toque que proporciona conforto, calor humano não basta um atendimento carinhoso e respeitoso, é necessário conjunção entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com