TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Por Araste A Vapor E Extração Exaustiva De Soxhlet

Pesquisas Acadêmicas: Destilação Por Araste A Vapor E Extração Exaustiva De Soxhlet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 7

Escola técnica estadual de Suzano

Química

Destilação por araste a vapor e extração exaustiva de soxhlet

Suzano

Novembro 2012 

Escola técnica estadual de Suzano

Química

Destilação por araste a vapor e extração exaustiva de soxhlet

Trabalho de dissertação apresentado a escola técnica estadual de Suzano com requisito parcial para obtenção de nota para o programa especial de estudos de progressão parcial (P.P.)

Suzano

Novembro 2012 

Sumário

1. Introdução: 1

2. Óleos essenciais: 1

3. Extração por arraste a vapor: 2

4. Sistema de extração por arraste a vapor: 3

5. Solventes orgânicos: 3

6. Extração com solvente 3

7. Sistema de extração por Soxhlet: 4

8. Conclusão: 5

9. Bibliografia: 5

1. Introdução:

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes, no processo de extração dos olhos essenciais, os processos mais usados na extração dos óleos essenciais são o método de extração por arraste a vapor ou hidrodestilação que consiste em extrair os óleos essenciais por vapor aquecido que volatiza os óleos pressentes nas plantas fazendo com que eles evaporem, passando por um condensador eles de condenação e assim sejam extraídos no processo. Esse método é geralmente usado em folhas e ervas, não podendo ser usado em flores, sementes, raízes e madeiras, pois pelas altas pressões envolvidas podem perder seus princípios ativos. O outro método é por extração por soxleth que é empregada um solvente ( geralmente orgânico ) que solubiliza os óleos essenciais assim extraindo-os, esse processo não é muito utilizado na indústrias do cosméticos pois ainda restam resíduos de solventes que podem ser prejudiciais a saúde.

2. Óleos essenciais:

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos.

Um óleo essencial é um produto obtido por um processo físico específico. Segundo a ISO (1997), óleos essenciais são misturas complexas, contendo várias dezenas ou mesmo algumas centenas de substâncias com composição química variada, obtidas através da técnica de hidrodestilação. No caso específico de frutos cítricos, o óleo é obtido através de prensagem a frio do fruto.

O que define o fato de um extrato ser um óleo essencial é o processo de obtenção, não sua composição química. Um óleo essencial de flor de laranjeira (óleo essencial de neroli) é obtido por hidrodestilação (ou arraste a vapor) e contém componentes voláteis. Um óleo essencial de laranja, obtido por prensagem do fruto, seguida de centrifugação, contém componentes voláteis (terpenos, ésteres, aldeídos), mas também contém ceras, pigmentos e flavonoides, dentre outras classes de constituintes não voláteis. Assim, a definição de óleo essencial não se limita somente à volatilidade de sua composição.

Durante o processo de destilação, há variação química na composição dos voláteis, pois diversos terpenos das plantas são termicamente lábeis, podendo sofrer reações de desidratação. O mesmo vale para ésteres, que sofrem hidrólise nas condições de destilação. Assim, a composição química de um óleo essencial não é, necessariamente, a mesma do material armazenado nas plantas. Quanto menor for a variação, mais fiel será o aroma do óleo essencial em relação à planta de origem.

Extratos obtidos com o uso de solventes, fluidos supercríticos, ceras e graxas não são definidos como óleos essenciais, embora sejam também extratos aromáticos.

São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras) existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes.

Erroneamente podem ser confundidos com óleos graxos, ricos em gorduras. Óleos essenciais não possuem ácidos graxos e se volatilizam com extrema facilidade na sua grande maioria. Vários ácidos graxos, embora pouco voláteis, podem ser destilados junto com componentes terpênicos, sendo encontrados nos óleos essenciais, como o mirístico e o palmítico.

Na atualidade são produtos empregados como flavorizantes de alimentos, na confecção de perfumes nobres, na indústria para síntese de compostos aromáticos e remédios, como recurso terapêutico na aroma terapia e aromatologia.

Dada à sua complexidade química, os óleos essenciais desenvolvem vasta amplitude de ações terapêuticas. Podemos citar como exemplo pesquisas feitas pela University of Western Australia com o óleo de tea tree. Estudos comparativos com o óleo da Melaleuca alternifolia e o fluconazol diante de cepas de Cândida albicans demonstraram que após a sexta geração, o fluconazol havia perdido sua eficácia, enquanto o óleo extraído da Melaleuca ainda assim mantinha eficácia fungicida. Ou seja, óleos essenciais dada à sua complexidade química sinérgica, conseguem manter um alto padrão de atividade antibiótica e antisséptica diante de microrganismos, mais eficaz que muitos medicamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com