TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUMAS REVISTAS (PERIÓDICOS) DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Por:   •  25/8/2021  •  Artigo  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

                                      Fases da Educação Física

                 Para se compreender a estrutura das aulas de Educação Física escolar hoje é necessário entendermos as influências que ela sofreu ao longo dos anos. Diante disso, aborda-se a seguir, as fases da Educação Física em nosso país e  logo após apresenta-se detalhes de cada um desses momentos., que em determinadas épocas, predominaram nessa área de conhecimento.

>Fase Higienista: A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu no início do século XX, período onde se preocupava em colocar a Educação Física como agente potencializadora de saneamento público, tendo a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e dos vícios que deterioravam a saúde e o caráter dos homens. Neste momento, a escola passa a ter um papel de fundamental importância para disseminar hábitos de higiene, e a Educação Física como a disciplina que melhor abordaria essas questões em um contexto amplo.

>Fase Militarista: Após a fase higienista, vem a fase da Educação Física Militarista (1930-1945), foi o período compreendido entre a era vargas até o fim da 2ª Guerra Mundial, acontecimentos que tinha como enfoque o meio militar. Neste período existia uma preocupação com a obtenção de uma juventude forte e saudável que fosse capaz de suportar o combate, a luta e a guerra, visto que era um período de inquietação, e a qualquer momento poderia ocorrer um conflito armado. Nesta fase, se estabeleceu uma concepção que visava a imposição dos padrões comportamentais que eram frutos do regime militar. Nas escolas foi adotado o método francês de ginástica, método que havia sido adotado também pelo exército brasileiro na década de 20.

>Fase Pedagogicista:  Após a II Guerra Mundial , a ginástica perdeu espaço para o esporte que passou a ser hegemônico no Brasil. Diante disso, a Educação Física tornou-se o “centro vivo” da escola pública e advogou a “educação do movimento” utilizando o esporte, a dança e o jogo como meio de educação do aluno. Trazendo a concepção que convocou toda a sociedade a compreender a Educação Física simultaneamente como uma prática capaz de promover a saúde e de disciplinar a juventude inserida no currículo escolar. Da mesma forma que a Educação Física Higienista, ela foi concebida sob o pensamento liberal e buscou no modelo norte americano sua base de sustentação teórica.

>Fase Popular: Na segunda metade do século XX, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Diante disso, aconteceu uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. Então, a partir daí, outras ciências como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação da Educação Física Escolar, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas, e trazendo discussões teóricas sobre diversos temas como o sedentarismo, saúde, lazer, prevenção de doenças e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com