TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BIOMOLÉCULAS

Por:   •  14/4/2017  •  Dissertação  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Claretiano – Espírito Santo

Curso: Educação Física - Bacharelado

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia

Professora: Maria Isabel Da Silva

Portfólio

Aluno do 6º período:

Dalcinei pontes Lima - 8010526

 

Vitória – ES

Abril/2016

BIOMOLÉCULAS

De acordo com Voet (2006) os carboidratos ou sacarídeos (do grego sakcharon = açúcar) são componentes essenciais de todos os organismos vivos, essas moléculas tem uma fiel importância como fonte de energia para as células, dando ajuda no metabolismo, os carboidratos amarzenam energia (Amido, Glicogênio), como constituinte estrutural de células animais (quitina) e vegetais (celulose), como constituinte importante de membranas celulares funcionando como moléculas de reconhecimento entre as células (glicoproteínas). Em uma divisão de três grupos temos os principais que são os Monossacarídeos que são os açúcares simples que existem, formados por apenas uma molécula de carboidrato e podem ser representados pela fórmula Cn(H2O)n onde n pode variar entre 3 e 7 e sua denominação dependerá de quantos átomos de carbono estiverem presentes na molécula e são encontrados em abundancia na natureza, já os Oligossacarídeos ou dissacarídeos são açúcares formados pela ligação de duas moléculas de monossacarídeos. Os dissacarídeos encontrados na natureza são a sacarose (açúcar da cana ou da beterraba), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar dos cereais). Agora os Polissacarídeos são formados a partir de ligações glicosídicas entre muitas moléculas de monossacarídeos. São abundantes na natureza e suas principais funções são funcionar como reserva energética para células vegetais e animais (amido e glicogênio), e como componente estrutural em plantas e animais (celulose e quitina). A fórmula que representa este grupo é (C6H10O5) n onde n será maior que 10. Sendo o amido é um polímero formado pela ligação de várias moléculas de glicose. É a substância de reserva energética das plantas presente, por exemplo, nas raízes de batata e mandioca.

LIPÍDIOS

Denominamos que os lipídios são compostos orgânicos formados por longas cadeias de hidrocarbonetos apolares insolúveis em água. Os lipídios têm importante papel biológico, pois funcionam como componente estrutural das membranas celulares, como reserva de energia, como isolante térmico, como precursor na síntese de hormônios dentre outras funções. Eles são insolúveis em água mais solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona e benzeno e podemos encontra-los na natureza na gema do ovo, no leite, em grãos (milho e soja), como proteção de penas, em pelos animais e células vegetais (cera de carnaúba). Nos animais é encontrado no tecido adiposo (adipócitos) onde funciona como reserva energética, como proteção mecânica dos órgãos internos e como isolante térmico.

Sua classificação esta basiada em trez importante lipídios: Ácidos Graxos que são ácidos

orgânicos de cadeia carbônica longa e linear, que contém em uma extremidade um grupo carboxila que lhe confere caráter polar existe uma grande preocupação por conta de alimentos consumido exageradamente e uma outra característica importante dos ácidos graxos é sua capacidade de formar sabões por meio de uma reação com uma base forte. A ação de limpeza dos sabões ocorre porque quando são adicionados a uma mistura de água+óleo são capazes de dissolver-se no óleo, por suas características apolares, e na água por suas características polares, já o  Fosfolipídios que são compostos anfipáticos formados por duas cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol e um grupo fosfato. São encontrados em todas as membranas celulares, são responsáveis pelo transporte de várias substâncias através das mesmas e temos também os Esteroides que são compostos cíclicos formados por ácidos graxos e álcoois. O mais conhecido é o colesterol, importante, também, na constituição das membranas plasmáticas, presente em gorduras animais, responsável pela formação de placas de depósito nos vasos sanguíneos, originando a aterosclesrose. É usado pelo nosso organismo para sintetizar os hormônios sexuais (testosterona, progesterona e estrogênio).

MINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

As proteínas são macromoléculas formadas a partir da polimerização de vários aminoácidos unidos através de ligações peptídicas, essas proteínas possuem sequências de aminoácidos altamente específicas, as quais caracterizam sua estrutura e função. Pequenas mudanças na sequência de aminoácidos de uma proteína podem alterar completamente sua estrutura e consequentemente sua função biológica.

AS ENZIMAS

Enzimas são proteínas produzidas pelas células com função de catalisar reações que ocorrem no ambiente biológico. Sem as enzimas seria impossível para as células realizarem a maior parte das reações bioquímicas necessárias para a manutenção da vida. As reações enzimáticas precisam de alguns requisitos para ocorrerem. Em primeiro lugar cada enzima tem um reagente específico com o qual ela catalisa a reação que é chamado de substrato. Outros requisitos importantes são a temperatura, o pH e a concentração do substrato.

Algumas substâncias inorgânicas podem aumentar a velocidade de uma reação enzimática (ativadores). O íon magnésio (Mg2+) é um ativador inorgânico da enzima fosfatase. Existem também os inibidores enzimáticos que diminuem a velocidade das reações, podemos citar algumas substâncias consideradas como venenos, tais como compostos de chumbo, o mercúrio, que afetam várias enzimas presentes no sistema nervoso e muscular.

ÁGUA E SEU SIGNIFICADO PARA A VIDA

água é uma substância formada por hidrogênio e oxigênio, de fórmula H2O, ocupando 3/4 da superfície da Terra. Alguns professores de química, para confundir os seus alunos utilizam o nome "científico" da água que é: monóxido de diidrogênio. A água está relacionada com vários aspectos da nossa vida, não só com relação às nossas células mas também com o equilíbrio do nosso Planeta. Atualmente vivemos uma crise crescente de falta de água. Dentro desses aspectos, é interessante que você leia os textos a seguir e veja o vídeo sugerido para se atualizar com alguns fatos importantes sobre a água e as consequências, tanto dentro da Biologia, quanto em áreas de nossa vida prática. Lembrar que você será Professor e, é importante ressaltar, aos seus futuros alunos a importância e a valorização da água e como isso influencia em nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com