TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO PRIMÁRIA NO TRAUMA AULA PRATICA III

Por:   •  3/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO PRIMÁRIA NO TRAUMA

AULA PRATICA III

SCHEILA MARA BORGES DOS SANTOS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA 1

PRIMEIRO SEMESTRE

DATA: 30/03/2017

OBJETIVOS:

Aprender a realizar avaliação Primária ou inicial a uma vítima de trauma;

Classificação de ordem de prioridade em um atendimento de primeiros socorros.

MATERIAL:

- Ataduras (faixas);

- Esparadrapo;

- Luvas descartáveis;

- Colar cervical;

- Tábua rígida;

No decorrer da terceira aula prática de primeiros socorros, aprendemos como realizar um atendimento primário para uma vítima de trauma e sua classificação em ordem de prioridades e a conduta para prevenção em relação a biosegurança.

        A avaliação inicial, é a base fundamental para um melhor tratamento à vítima. Verificar a circulação a respiração e o estado neurológico decide o tipo de atendimento e transporte dada à ela.

        Uma boa conduta em biosegurança, inclui lavar as mãos antes e depois de cada atendimento; Usar equipamento de proteção inividual como luvas, mascaras e óculos de proteção. Estar com as vacinas em dia principalmente contra  hepatite B e tétano.

- Traumatizado leve: afeta somente um sistema do corpo. por exemplo uma fratura da tíbia

- Traumatizado Multisistêmico grave ou Politraumatismo: Lesões que atingem varias partes do sistema no corpo que requer estabilização rápido com estabilização. por exemplo num acidente de moto, com fratura na perna, braços e cranio.

Para o sucesso de uma avaliação deve-se haver:

 - Um planejamento, onde é fundamental equipamentos e materiais ou improviso.

- A segurança das pessoas envolvidas e da equipe pra que não haja mais vítimas.

- A situação, o que aconteceu o número de vítimas e prioridades.

        O exame primário começa com uma revisão simultânea da vítima englobando a respiração, circulação e estado neurológico, identificando as lesões que necessitam de intervenção.

        As cinco etapas que envolvem o exame primário e sua ordem de prioridade são:

A- Atendimento das vias aéreas e controle da coluna cervical. (Airway).

B - Respiração. (Breathing)

C - Circulação (Circulationa) hemorragia e perfusão.

D - Incapacidade. (Disability) Exame neurológico.

E - Exposição e Ambiente. (Exposition)

Como proceder:

        A - As vias aéreas devem ser rapidamente verificadas para assegurar se estão desobstruídas para uma melhor respiração. Caso não estejam deve-se abri-las usando métodos manuais ou bico rígido. Ela deve ser feita com inclinação da cabeça e elevação do queixo.

        No caso de suspeita de fratura na coluna, importante fazer outra manobra que é a tração da mandíbula. Importante não fazer movimentos excessivos, e imobilizar a coluna e alinhar todo o corpo. O uso de colar cervical e prancha longa ou rígida são essenciais para esta prática.

        B - Respiração. Verificar se a vítima está respirando, vendo ouvindo e sentindo. A frequência respiratória é dividida em 5 níveis. Apnéia, bradipnéia, eupinéia, taquipnéia e taquipnéia grave, que é verificada através de um nível secundário por pessoa esecializada. Ao verificar q a vítima não está respirando, ou em apnéia,é possível fazer uma ventilação ou respiração boca a boca com máscara para proteção ou usar um ambu, que é uma válvula unidirecional se disponível no momento.

        C - Circulação e Perfusão. Controle de hemoragia é de grande importância, pois há risco de morte. Deve-se verificar se há oxigenação dos glóbulos vermelhos ou seja o sangue está circulando corretamente. A hemorragia pode ser controlada através de compressão direta e em últimos casos o torniquete nos membros. Se há suspeita de hemorragia interna, deve rapidamente expor o abdome inspecionar e e palpar procurando sinais de lesão.

        Deve também palpar a pélve, que são fontes de sangramento intra abdominal. Perfusão pode ser verificada através do pulso a cor a temperatura, a umidade da pele e o tempo de enchimento capilar. Porém deve ser feito por profissionais da saúde. Quando a vítima apresenta, taqui cardia, pele sudoreica etc. que são sinais de choque há uma grande suspeita de hemorragia interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com