TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo para relatório de aula prática

Artigo: Modelo para relatório de aula prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 2

MODELO PARA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

1. Identificação

Relatório n°.:

Título da prática:

Nome do autor:

Nome do professor:

Semestre:

2. Introdução

Neste item é dado um embasamento teórico do experimento descrito para situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar no experimento. A literatura é consultada, apresentando-se uma revisão do assunto. Normalmente, as citações bibliográficas são feitas por números entre parênteses no texto (ao final da frase ou parágrafo) e listadas no final do relatório. Lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura. Não copie os textos consultados. A introdução deve conter no máximo 3 parágrafos.

3. Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)

Descrição detalhada do experimento realizado, dos métodos analíticos e técnicas empregadas, bem como descrição dos instrumentos utilizados. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e reproduzir o experimento no laboratório. Utilizam-se desenhos e diagramas para esclarecer sobre a montagem de aparelhagem. Não deve incluir discussão de resultados.

4. Resultados e Discussão

Esta é a parte principal do relatório, onde serão mostrados todos os resultados obtidos, que podem ser numéricos ou não. Deverá ser feita uma análise dos resultados obtidos, com as observações e comentários pertinentes.

Em um relatório desse tipo espera-se que o aluno discuta os resultados em termos dos fundamentos estabelecidos na introdução, mas também que os resultados inesperados e observações sejam relatados, procurando uma justificativa plausível para o fato. Em textos científicos utilizam-se tabelas, gráficos e figuras como suporte para melhor esclarecer o leitor do que se pretende dizer.

5. Conclusões

Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.

6. Bibliografia

Livros, artigos e endereços eletrônicos utilizados como fonte de consulta para escrever o relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com