TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem pedagogica Construtivismo Interacionista no Ensino Fundamental

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Educação Física – ICS

Campus Alphaville

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Construtivismo Interacionista

        

        

Robison Luiz da Silva Junior

Santana de Parnaíba / 2015


Robison da Silva Junior

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Construtivismo Interacionista

Trabalho teórico prático como critério parcial de promoção na disciplina Educação Física no Ensino Médio.

Caracterização e objetivos da abordagem

O construtivismo vem sendo cada vez mais discutido nos diferentes contextos escolares, sua filosofia tem como premissa instigar a curiosidade, já que o educando é incentivado a encontrar as respostas a partir dos seus próprios conhecimentos, e da interação dele com o mundo. O ser humano não nasce inteligente, porém, ele não é indiferente em relação ao meio, isto é, os estímulos externos agem sobre ele, possibilitando uma constante busca por novas conexões e equilíbrio (assimilação e acomodação).

Na educação física o construtivismo vem se opor a proposta mecanicista, que visa desempenho máximo, sem considerar as diferenças e experiências vividas pelo educando.

Metodologia

O erro, no construtivismo é encarado como oportunidade de aprendizado, onde o educando é estimulado à dúvida, a discussão, a pesquisa, ao desenvolvimento do raciocínio, e a busca por respostas. No construtivismo há uma maior integração das propostas pedagógicas, o que poderia ser melhor utilizado no aprendizado de outras matérias, utilizando o movimento como facilitador de conteúdos ligados ao cognitivo. Na área da educação física, procura-se valorizar a cultura do educando, e o que ele já tem de história no assunto abordado, facilitando para o educando as conexões necessárias para a plena compreensão.  

Avaliação

A forma de avaliar no construtivismo se difere do que vemos tradicionalmente, ao invés de um formato somativa e quantitativa, que trarão respostas padronizadas e já esperadas pelo o professor, no construtivismo a avaliação está atrelada ao processo evolutivo do educando, onde a avaliação se dá de forma formativa e continua, onde a comparação existe através de seu desenvolvimento e desempenho, e não o comparando ao desenvolvimento de outro.

Na educação física, os fatores para a avaliação são um pouco mais complexos, porque diferentemente de outras matérias, como a matemática, por exemplo, que se espera apenas o raciocínio lógico, na educação física entram mais fatores, como força muscular, resistência, agilidade, equilíbrio, ritmo, sentimento, cognição e afetividade.

Conteúdos abordados nas aulas

Para pensarmos numa aula de educação física utilizando os conceitos construtivistas, temos que pensar em conteúdos, que despertem o interesse dos educandos, que façam com que busquem referências em seus conhecimentos, possibilitando as conexões necessárias para a resolução do problema. Brincadeiras, jogos e suas diferentes regras, são ferramentas para o professor, provocar o raciocínio, a experimentação e a descoberta de novas maneiras de resolver uma questão.

Exemplo de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com