TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Das Ciências E Experimentação: Na Perspectiva De Uma Abordagem Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental,

Ensaios: A Historia Das Ciências E Experimentação: Na Perspectiva De Uma Abordagem Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

A Historia das Ciências e Experimentação: na Perspectiva de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental, foi escrita pelos autores Grasiele Ruiz Silva e João Alberto da silva, da FURG, apresentado no IXANPEDSUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul 2012, traz uma proposta de utilização da Historia da Ciência no ensino, focando em discutir a importância da HC no ensino, em como essa abordagem pode ser mais efetiva em sala de aula e como o professor pode fazer o uso da experimentação como objeto didático que proporcione tal abordagem.

Os autores consideram a abordagem focada na HC importante para o processo de ensino aprendizagem, pois por meio dessa união podem levar os alunos a dar passos importantes para a construção do conhecimento, compreendendo que para chegar a um saber formalizado é necessário passar por várias etapas. Segundo os autores, o uso da HC no ensino da ciência pode trazer algumas vantagens, como: permitir que eles conheçam melhor os aspectos da HC; mostra uma imagem da ciência mais completa e contextualizada; valorizando os processos internos do trabalho científico e valoriza aspectos externos como: o caráter coletivo do trabalho cientifico e as aplicações sociais da Ciência. Além de apresentar uma imagem menos tópica da Ciência e dos cientistas, e aumentar a participação dos alunos nesse processo.

Segundo o pesquisador Pessoa Jr. Citado pelos autores do artigo existe vários tipos de abordagem histórica e cada uma leva a resultados distintos a citar: A abordagem internalista, a longo é historia composta por fatos que se completam e não apresentam condições; perfil epistemológico, o professor focaria de forma profunda em determinado cientista, onde o estudo se torna muito mais focalizado em determinado ponto da história, buscando compreender cada detalhe que a compõe; A extremalista ou social que discute todo enredo social da época estudada, desde qual era sua realidade, as necessidades cientificas e tecnológicas; e a ultima abordagem histórica tem experimentação que utiliza como forma de introduzir um caráter histórico.

Os autores escolheram a abordagem histórica por meio da experimentação para discutir, pois eles acreditam que além de proporcionar uma relação, a experimentação é uma ferramenta didática que possibilita que o aluno construa seu conhecimento e que o evolua da mesma forma que na historia-nos mostra com a Ciência. Segundo os autores o objetivo da experimentação como atividade demonstrativa é a experimentação que apresenta conteúdos estritamente conceituais, pois o professor apresenta uma verificação do conceito já descrito por ele sem a necessidade do aluno discutir ou realizar algum procedimento. Já na atividade com abordagem histórica apresenta os três conteúdos como parte dos momentos planejados, buscando envolver mais o aluno no processo de ensino e aprendizagem desenvolvendo seu conhecimento, seu saber fazer e sua postura diante do ensino.

Ao desenvolver o texto os autores discutiram sobre a importância da HC no ensino e da utilização da experimentação para a introdução dessa abordagem; Viram a importante contribuição do experimento no ensino. Para eles, a utilização da HC e de experimento histórico para o ensino da mesma, importante trabalhar as etapas do ensino, garantido que o sujeito compreenda efetivamente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com